Imagem de destaque Prazo de inscrição para a eleição do Conselho de Igualdade Racial termina nesta quinta-feira

12/02/2020 - 16:15
ASCOM | Texto: Attilio Faggi | Fotos: Fábio Marçal

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) tem como objetivo contribuir na formulação, na implementação e no monitoramento da política municipal, avaliando ações que visem a promoção da igualdade racial. Assim, o COMPIR está convocando as entidades representantes da sociedade civil de Montes Claros para a escolha de seus representantes para o biênio 2020/2022. A eleição ocorrerá no dia 12 de março, na Casa da Cidadania, e os interessados devem realizar sua inscrição, no mesmo local, até esta quinta-feira, 13.

Os segmentos representados deverão tentar preencher as vagas por consenso. Caso esse não ocorra, inicia-se votação secreta, quando o membro designado deverá votar em dois candidatos do mesmo segmento para o qual se inscreveu, segundo o edital do processo. Caso haja empate para o preenchimento de uma das vagas, todos os membros da assembleia decidirão através de voto secreto. Se o número de inscrições for igual ou inferior ao número de vagas ofertado por segmento, haverá homologação pela comissão eleitoral dos representantes, independente de votação.

As instituições da sociedade civil que terão, cada uma, uma vaga de titular e uma de suplente no COMPIR, são provenientes do movimento negro; de entidades religiosas de matriz africana; de entidades sindicais dos trabalhadores; da 11ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil; de entidades culturais das diversas modalidades voltadas à promoção da igualdade racial; de segmentos étnicos com trabalhos voltados à igualdade racial; da juventude; e das organizações de mulheres.