A edição de 10 de novembro do Diário Oficial Eletrônico do Município de Montes Claros trouxe a ratificação do processo nº 0647/2021 (dispensa de licitação nº 82/2021), que tem como objeto a aquisição de telhas e parafusos para atender às secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Educação, beneficiando famílias de Montes Claros que tiveram seus imóveis danificados pelas chuvas.
A aquisição dos materiais, que tiveram o custo de R$ 156.766, se fez necessária em decorrência das fortes chuvas que atingiram Montes Claros no dia 22 de outubro e que vieram acompanhadas de granizo, o que danificou diversos imóveis. Naquela tarde, a estação climatológica da Universidade Federal de Minas Gerais registrou precipitações de 40 milímetros concentrados em cerca de 20 minutos, enquanto o anemômetro do Aeroporto Mário Ribeiro registrou ventos que chegaram a ultrapassar os 100 km/h.
A compra do material se deu conforme o Decreto Municipal nº 4.311, de 25 de outubro, que estabeleceu estado de emergência no município e autorizou a mobilização de órgãos e entidades da Administração, com a utilização de recursos financeiros próprios do Município, para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil nas ações de resposta à emergência e na reconstrução dos imóveis destruídos.
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