Imagem de destaque Prefeitura faz evento para os idosos de São Pedro da Garça

Prefeitura faz evento para os idosos de São Pedro da Garça

30/05/2019 - 14:39
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e Fotos: ASCOM

O distrito de São Pedro da Garça, na zona rural de Montes Claros, recebeu nesta quarta-feira, 29, um evento promovido pela Coordenadoria do Idoso da Prefeitura, realizado em parceria com a Estratégia de Saúde da Família (ESF) local e com a associação de moradores. O evento reuniu dezenas de idosos, adolescentes e crianças do distrito, além de integrantes do Grupo de Idosos do SESC, que fizeram apresentações musicais, contação de histórias para as crianças, e realizaram uma oficina de artesanato. A programação contou também com aula de ginástica e com um delicioso lanche coletivo.

Segundo Cibely Diniz, presidente do Conselho do Idoso de Montes Claros e responsável pela Coordenadoria do Idoso da Diretoria de Programas Sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, os eventos da Coordenadoria em São Pedro da Garça começaram a ser realizados em 2018 e, neste ano, é a segunda vez que o distrito é visitado. O objetivo, segundo ela, é promover a interação entre os idosos, e entre eles e a comunidade em geral. Um dos exemplos dessa interação foi o momento em que as crianças do distrito se sentaram no chão para ouvir os idosos contando histórias, vivenciando a tradição humana milenar de transmissão de conhecimento de uma geração pra outra.

A aposentada Antônia Moreira Soares vive na região de São Pedro da Garça desde que nasceu, há 82 anos. Ela conta que sempre participa dos eventos promovidos pela Coordenadoria do Idoso na comunidade: “Acho bom, gosto de fazer novas amizades”.

Cícero Rodrigues Soares tem 78 anos e também é nascido em São Pedro. Depois de morar um bom tempo na área urbana de Montes Claros, voltou para o distrito, há cerca de 8 anos. Ele elogiou o evento: “É bonito, bem animado. É uma alegria!”

Gildete Gama Dias de Oliva tem 73 anos e mora na região central de Montes Claros. Embora sofra com esporão e joanete, afirma que isso não a impede de curtir uma de suas paixões, que é a dança, que pratica através do grupo de idosos do SESC, do qual faz parte há mais de uma década. “Ótimo pra gente, nos liberta, fazemos amizades. Isso é importante na vida do idoso. Faz bem pra mente da gente”, elogiou.

O distrito de São Pedro da Garça e as comunidades próximas (Peri-peri, Barra, Canabrava e Ribeirão do Ouro) contam com aproximadamente 700 habitantes. Destes, cerca de 160 são idosos.