Imagem de destaque Prefeitura lança campanha de combate à violência contra idosos

Prefeitura lança campanha de combate à violência contra idosos

13/06/2022 - 17:50
ASCOM | Texto: Rubens Santana | Fotos: Rubens Santana

A Prefeitura de Montes Claros, através da Coordenadoria do Idoso da Diretoria de Programas Sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou na tarde desta segunda-feira, 13, o momento de conversação sobre o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, com o tema: 'E a rede, como está?'.

O evento contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro, secretários, representantes da Câmara dos Vereadores, Polícias Militar e Civil de Minas Gerais, 55º Batalhão de Infantaria, Promotorias de Justiça, Defensoria Pública de Minas e servidores públicos.

A data é celebrada no dia 15 de junho e para este ano o objetivo da roda de conversa foi proporcionar um debate com o objetivo de alinhar ainda mais a rede de proteção com políticas públicas voltadas para esse público.

Durante pronunciamento, Aurindo Ribeiro, Secretário de Desenvolvimento Social, destacou que “o momento é de agradecer por termos avançado na luta para criar políticas públicas voltadas para o público idoso. E também agradecer a todos os parceiros que não tem medido esforços para solidificar a rede de proteção para defender os direitos do idoso. Com atuação constante e ininterrupta, o Município tem recebido diversas denúncias de violência contra a pessoa idosa”, disse.

Segundo Cibely Diniz, responsável pela Coordenadoria do Idoso da Secretaria de Desenvolvimento Social, o Núcleo de Atendimento à Violência contra o Idoso (NAVI) foi criado em 2018, por determinação do prefeito Humberto Souto. “Esse núcleo tem por objetivo apurar as denúncias recebidas por meio do Ministério Público, Ministério dos Direitos Humanos, pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Unidades Básicas de Saúde e também denúncias realizadas diretamente na Coordenadoria do Idoso, chamadas de denúncias espontâneas”, disse.

O Núcleo de Atendimento à Violência contra o Idoso (NAVI) está localizado à rua Domingos Português, 347, Vila Guilhermina. O telefone para denúncias é o 2211-3439.

A DATA - O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é lembrado em 15 de junho, tendo sido instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES). Seu objetivo é sensibilizar a sociedade para combater as diversas formas de violência cometidas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.