Imagem de destaque Prefeitura promove evento de combate à violência contra a mulher

Prefeitura promove evento de combate à violência contra a mulher

11/10/2018 - 10:21
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Rubens Santana| Fotos: Fábio Marçal

A Prefeitura de Montes Claros, em parceria com o Ministério Público, realizou nesta quarta-feira, 10, um workshop para fazer um alerta sobre a violência contra a mulher e encontrar diretrizes para criação de políticas públicas para unir todas as entidades responsáveis pela defesa da mulher.

Guilherme Roedel Fernandez, promotor titular da 16ª Promotoria de Justiça de Montes Claros, enfatizou que a 11ª Região da Polícia Militar engloba todos os municípios da região do Norte de Minas e, para conhecer e enfrentar a violência contra as mulheres se faz necessário o fortalecimento da rede. “Atualmente são mais de oito mil casos de denúncias por ano. E isso se falando somente de violência doméstica. Temos que coibir e punir também os atores da violência física, moral, patrimonial, sexual e psicológica”, disse.

Para falar sobre o tema, Isabel Cristina de Lima Lisboa, superintendente estadual de enfrentamento à violência contra a mulher, disse que o debate vai servir como extensão ao programa executado pela 16ª Promotoria de Justiça de Montes Claros e que tem por objetivo contribuir com a elaboração de fluxo e criação de uma rede de atendimento da mulher. “Vamos debater para conseguirmos melhorar a comunicação entre os atores locais e tornar eficiente a proteção a esse segmento social, para garantir a integração operacional do Poder Judiciário, Ministério Público e da Defensoria Pública com as áreas de segurança pública, assistência social, saúde, educação, trabalho e o atendimento integral e humanizado às vítimas de violência doméstica e familiar”, afirma a superintendente.

O procurador do município, Otávio Rocha Machado, afirmou que para fortalecer a rede e encontrar diretrizes pra criar políticas públicas voltadas à mulher, o município instituiu uma lei no ano passado que estabelece a criação anualmente de alguma campanha de conscientização. “Ano passado criamos campanhas para erradicação do trabalho infantil. Para esse ano a política pública escolhida pelo Prefeito Humberto Souto foi o combate à violência contra a mulher. Precisamos avançar um pouco mais. É preciso combater também a violência contra o acesso às oportunidades como o assédio moral nas repartições públicas. E por isso a atual administração vai instituir políticas públicas para coibir essas violências. E por isso estamos tendo um avanço, mas é preciso fazer muito mais”, afirmou.

Brasão Prefeitura Montes Claros - MG

Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002 | Montes Claros - MG-Brasil
(38) 2211-3000