A Prefeitura de Montes Claros, através da Coordenadoria Municipal da Criança e do Adolescente, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e do Conselho Tutelar, promoveu um grande encontro nesta sexta-feira, 17, na Câmara Municipal, em celebração ao Dia Nacional do Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil e Adolescente, que é lembrado no dia 18 de maio.
A palestra teve como temas: os impactos na saúde mental de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual; a responsabilidade das escolas na proteção desses jovens; os serviços de proteção social às vítimas desses crimes; a proteção judicial para crianças e adolescentes vítimas de crimes sexuais; e a responsabilização dos agentes agressores.
Na abertura do evento, integrantes do projeto social Jovens Adolescentes em Busca de Superação (JABS) - que atualmente atende 110 crianças e adolescentes, ensinando música, balé e coreografias, com acompanhamento de psicólogos e médicos - apresentaram um espetáculo musical. O projeto surgiu através da iniciativa da agente comunitária de saúde Josimeire Freitas, para proteger os jovens vulneráveis: “eu via esses meninos em lugares onde não deveriam estar. Eles são filhos de presidiários, de usuários; muitas vezes eu os via com pessoas mal intencionadas, e daí surgiu o JABS”.
Vale lembrar que, de acordo com o Conselho Tutelar de Montes Claros, nos últimos três anos foram registrados 700 casos de crianças e adolescentes abusados no município. As denúncias podem ser feitas pelo disque 100, pelo 190 da Polícia Militar, ou na unidade mais próxima do Conselho Tutelar.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025