Imagem de destaque PROTEÇÃO NÃO É OPÇÃO, É DEVER - Prefeitura realiza blitz educativa de enfrentamento ao trabalho infantil durante o Carnaval 2026

PROTEÇÃO NÃO É OPÇÃO, É DEVER - Prefeitura realiza blitz educativa de enfrentamento ao trabalho infantil durante o Carnaval 2026

11/02/2026 - 08:02
SECOM | Texto: Secretaria de Desenvolvimento Social | Fotos: FreePik

Com a proximidade do período carnavalesco, a Prefeitura de Montes Claros, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizará nesta sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026, a partir das 8h, uma blitz educativa na área central da cidade, em frente ao Shopping Popular, com o objetivo de conscientizar a população sobre o combate ao trabalho infantil durante o Carnaval.

As ações de mobilização também acontecerão em pontos semafóricos estratégicos no entorno da Praça Dr. Carlos Versiani, além de em frente ao Shopping Popular, ampliando o alcance da campanha em todo o município.

A iniciativa integra a campanha “Proteção não é opção, é dever”, em conformidade com a Resolução nº 277/2025 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), que estabelece diretrizes para a proteção integral de crianças e adolescentes em grandes eventos, como o carnaval.
A blitz tem como objetivo sensibilizar e orientar a população sobre a proibição do trabalho infantil, incentivando que, durante o período carnavalesco, foliões, comerciantes e a sociedade em geral não apoiem e denunciem qualquer prática de exploração do trabalho de crianças e adolescentes.

A iniciativa reforça que a proteção integral de crianças e adolescentes é um dever compartilhado entre a família, a sociedade e o poder público, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Além disso, a ação busca informar a população sobre o fluxo de atendimento para crianças e adolescentes identificados em situação de trabalho infantil, divulgando os programas, serviços e benefícios socioassistenciais disponíveis no município para a superação dessa realidade.
A campanha também reforça a importância da denúncia de situações de violação de direitos, sendo o Disque 100 um canal essencial, gratuito e seguro para o enfrentamento e a erradicação do trabalho infantil.

Durante a blitz, serão realizadas as seguintes ações:
- Distribuição de materiais informativos (folders);
- Abordagens educativas com motoristas, motociclistas e pedestres;
- Reforço de orientações sobre prevenção, proteção e canais de denúncia de situações de exploração do trabalho infantil.

A expectativa é que a blitz impacte diretamente milhares de pessoas, promovendo informação, conscientização e corresponsabilidade social. 

A ação é realizada pela Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

*Parcerias: 
CRAS e CREAS;
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA);
Diretoria de Programas Sociais, por meio da Coordenadoria da Criança e do Adolescente;
Conselho Tutelar;
Contará com o apoio da Guarda Municipal e da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans).