Imagem de destaque (QUERER) VIVER MAIS - Prefeitura promove debate sobre depressão

(QUERER) VIVER MAIS - Prefeitura promove debate sobre depressão

28/09/2023 - 12:46
ASCOM | Texto e Fotos: Rubens Santana | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Em prosseguimento às atividades da Semana do Idoso do Programa "Viver Mais", da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Montes Claros, nessa quinta-feira, 28, foi realizada uma roda de conversa com o tema "Depressão". Na oportunidade, idosos atendidos pelo programa compartilharam momentos de reflexão sobre a fundamental importância do autocuidado.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), 40 mudas foram entregues aos participantes do programa. A distribuição foi feita da seguinte forma: 40 acadêmicos do curso de Psicologia "ganharam" as mudas. Logo depois, no entanto, eles foram informados que deveriam escolher um idoso para receber a planta.

Marina Mendonça Maciel, coordenadora do Programa Viver Mais, destacou que “a dinâmica escolhida foi uma forma que encontramos para propiciar mais interação entre os participantes. É uma reflexão sobre o egoísmo. Não podemos querer somente pra gente. E isso transforma a vida da pessoas”.

Newton Júnior, psicólogo do Programa Viver Mais, enfatizou que “momentos como esse propiciam um ambiente para focarmos o tema, para que a pessoa idosa não entre em uma crise existencial. Esse momento é para fazer uma reflexão sobre o que podemos ser, que é muito mais do que apenas ficar em casa sem fazer nada. Nesse sentido, o programa está proporcionando esses momentos de alegria”.

Elinalva de Jesus Ramos, 54 anos, é moradora do bairro Planalto e participa do programa Viver Mais há quatro meses. “Momentos como esse são importantes para falarmos sobre saúde mental. Esse cuidado deve começar com a gente mesmo. Eu tive síndrome do pânico e não saía de casa para nada, sem falar nos momentos de agressão física que eu tinha comigo mesma. Mas agora tudo isso ficou para trás, e eu dou meu testemunho de que me libertei e ajudo as pessoas a não sofrerem com a depressão”, afirma.

A programação da Semana do Idoso do Programa Viver Mais será encerrada neste sábado, 30, com um programa de rádio ao vivo sob o comando dos apresentadores Gelson Dias (trabalhou muitos anos nas rádios Educadora e Terra) e Du Novais (apresentador do Balanço Geral da Rede Record), com bate-papo, músicas, brincadeiras e apresentação da banda da Guarda Municipal de Montes Claros.