Organizada pela Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com as ONGs Movimento LGBTQIAPN+ dos Gerais (MGG) e Arco-Íris do Amor, a 20ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ aconteceu no sábado, dia 27, na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, consolidando-se como um dos eventos mais tradicionais e significativos na luta pelos direitos LGBTQIAPN+.
Com o tema "O tempo não apaga o orgulho de quem resiste", a iniciativa reuniu diversos coletivos e organizações que apoiam a causa, incluindo o Grupo de Apoio à Prevenção aos Portadores da AIDS (GRAPPA).
Para os responsáveis pela organização, a 20ª Parada reafirmou a luta e a proteção dos direitos, sendo a primeira vez, nessas 20 edições, que os coletivos representantes da comunidade LGBTQIAPN+ se uniram para realizar uma parada unificada.
O presidente do MGG, José Cândido de Souza Filho, o Candinho, ressaltou a importância dos pioneiros que enfrentaram tempos desafiadores, criando oportunidades para importantes vitórias na busca por igualdade. Destacou também a união do MGG e do Arco-íris em prol da população LGBTQIAPN+. Já Lucas Pereira, líder e fundador da Associação Arco-Íris do Amor, sublinhou o significado simbólico da parada, afirmando que, além de ser uma celebração, é um ato de resistência e ativismo. Ele destacou a importância de ocupar espaços e demonstrar à sociedade a necessidade do respeito e da igualdade, bem como da união para a garantia de direitos.
A programação cultural da Parada contou com apresentações de artistas como Jotta Joy - Pabllo com 2LS, Leonora Brato - DJ Kaila/Kaíque Brandão - Danny e Dário - Fred Flores - Os Raparigas do Bonfin - Uvinha de Moc - Yáskara Dellatorre - Felipe Cortez - Bibi Perigosa - Luzzune - Jhonatan Raphael - Fanta Fantástica e Sandrinha Terremoto.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025