Com o apoio da Prefeitura de Montes Claros, foi realizada nesta terça-feira, 26, na praça da Matriz, mais uma edição do evento “Rua do Respeito”, ação voltada para a integração social das pessoas em situação de rua. O evento foi promovido pelo governo do Estado, através do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), em parceria com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, contando com a participação de vários servidores do Município.
As ações foram voltadas integralmente para as pessoas em situação de rua, que puderam contar com atividades de apoio à saúde, tratamento odontológico, encaminhamento para programas sociais, serviços de estética, assessoria jurídica, emissão de documentos, entre outros.
O voluntário Jadson de Souza, que pertence a um grupo de apoio a essas pessoas, participou das ações. Para ele, esse tipo de iniciativa é fundamental para resgatar a dignidade da população de rua. “Atividades como esta fazem parte do processo de recuperação dessas pessoas”, explicou.
Para o morador de rua Edmilson Ramos, os serviços são importantes, pois ajudam aos que mais necessitam. “Estou esperando para fazer o tratamento de dentes, uma oportunidade única para nós”, afirmou.
Outro que participou das ações foi o morador de rua Carlos Roberto, de 42 anos. De acordo com ele, as ações devem ser promovidas com o intuito de acabar com o preconceito contra os moradores de rua. “A maioria das pessoas que mora na rua trabalha e está nesta situação por falta de opção. Os eventos servem para fortalecer a presença do morador de rua nas políticas de assistência”, pontuou.
Representando o Conselho Municipal de Combate ao Álcool e Outras Drogas, participou das ações a conselheira Patrícia Godoy. No stand montado pela Prefeitura foram priorizadas informações de apoio aos dependentes químicos. “A dependência química é uma das grandes inimigas dos moradores de rua, por isso estamos trazendo informações para aqueles que desejem se livrar deste mal”, explicou Patrícia.
Para o secretário municipal de Defesa Social, Anderson Chaves, as ações de apoio aos moradores têm sido ampliadas na atual administração. “O prefeito Humberto Souto tem mostrado uma sensibilidade e preocupação com as pessoas em situação de rua, por isso diversas atividades de apoio a essas pessoas têm sido promovidas”, afirmou.
Ao todo, foram parceiras do evento as seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Montes Claros; Faculdades Santo Agostinho; Faculdades Integradas Pitágoras; Universidade Estadual de Montes Claros; Faculdades Integradas do Norte de Minas; Defensoria Pública de Minas Gerais; Ministério Público de Minas Gerais; Tribunal de Justiça de Minas Gerais; Defensoria Pública da União; Receita Federal; Polícia Civil; Sine; Colégio Marista São José; Grupo fitas; 1º Ofício da Cidadania; Conselho Municipal de Álcool e Outras Drogas; Círculo Operário de Trabalhadores Cristãos; Arquidiocese de Montes Claros/ Pastoral do Povo de Rua; Senac; Projeto Luz da Madrugada; Projeto Pão Para Quem Tem Fome; Casa de Acolhimento Amor e Vida.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025