Da mesma forma que uma casa não faz um lar, também um conjunto de casas não cria uma comunidade. É pensando nisso que a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, vem realizando, desde agosto de 2019, o Trabalho Técnico Social, que consiste em um levantamento da realidade dos moradores dos 11 residenciais do Minha Casa Minha Vida da cidade e de um trabalho para criar um sentimento de pertencimento e coletividade entre eles.
O trabalho está sendo desenvolvido por 11 equipes (uma para cada residencial) e conta com 56 profissionais, incluindo psicólogos e assistentes sociais. A primeira fase do trabalho envolveu a elaboração de um diagnóstico sócio-econômico-territorial de cada residencial. Concluído o diagnóstico, foram realizados eventos de lançamento nesses locais, com diversas atividades de lazer, inclusive para as crianças.
Desde então, estão sendo desenvolvidas diversas ações nos residenciais, através de parcerias com várias secretarias. As atividades incluem ação de limpeza, criação de hortas comunitárias (em parceria com a EMATER), implantação de feiras comunitárias, criação de cooperativas, realização de cursos profissionalizantes (como manicure, pedicure, designer de sobrancelhas, corte e costura, frentista e operador de empilhadeira, entre outros) em parceria com empresas, cursos de alfabetização (EJA), criação de times de futebol, vôlei e capoeira, aulas de zumba, organização de associações comunitárias, ações de arborização e distribuição de mudas frutíferas.
Os residenciais também estão recebendo ações de saúde. Nessa semana, por exemplo, moradores dos residenciais Vitória I e II tiveram acesso gratuito aos serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar e avaliação de saúde bucal. Também foram distribuídos escovas de dente, preservativos e orientações sobre dengue e pragas urbanas. Outros eventos vêm sendo realizados ao longo do ano, em parceria com a Secretaria de Saúde, inclusive aqueles relacionados às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.
Os 11 residenciais da cidade são compostos, ao todo, por 4.306 imóveis, onde moram cerca de 25 mil pessoas. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro, o Trabalho Ténico Social é muito importante, já que os moradores dos residenciais vieram de todas as partes da cidade, deixando para trás um ambiente ao qual estavam acostumados e que lhes era familiar, e o substituíram por uma realidade completamente diferente. É através dessas ações que os moradores dos residenciais poderão criar, de fato, uma comunidade para chamar de sua.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025