A Prefeitura de Montes Claros promove no próximo dia 29 mais uma edição do Dia da Visibilidade Trans. O evento é desenvolvido pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Saúde, por meio do Núcleo de Cidadania e Diversidade e do Ambulatório de Saúde Trans.
Criada em 2004, a data surgiu para dar visibilidade, respeito e reconhecimento às pessoas trans (travestis, mulheres trans e homens trans) e às suas lutas por direitos, dignidade e cidadania. Durante o evento serão levantadas discussões voltadas para o combate à transfobia, o respeito às identidades de gênero, o acesso a políticas públicas e a valorização de trajetórias e conquistas.
Na programação, além de palestras e orientações, os participantes terão acesso a serviços para o processo de retificação do nome no RG, além da disponibilização de vagas de empregos voltadas para essa comunidade.
De acordo com o presidente do Movimento Gay dos Gerais (MGG), José Cândido Filho (Candinho), o evento vem se fortalecendo ao longo dos anos. “A cada edição alcançamos mais espaço. Essa data representa a luta de transexuais e travestis na defesa da garantia e ampliação de seus direitos e no combate ao preconceito”, explica.
As ações do Dia da Visibilidade Trans serão realizadas na Casa da Cidadania, localizada na Praça Raul Soares, Centro. O evento conta ainda com o apoio da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e do Instituto Roseiral.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2026