Imagem de destaque VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO TEM QUE FICAR NO PASSADO - Prefeitura faz extensa programação para conscientizar sobre o problema

VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO TEM QUE FICAR NO PASSADO - Prefeitura faz extensa programação para conscientizar sobre o problema

14/06/2023 - 11:15
ASCOM | Texto e Fotos: Rubens Santana | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, através do programa Viver Mais da Secretaria de Desenvolvimento Social e com apoio do Sesc, realiza nesta semana diversas ações em celebração ao Dia Mundial de Conscientização Sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho.

Na tarde dessa terça-feira, 13, o procurador-adjunto da Consultoria do Município de Montes Claros, Leonardo Linhares, proferiu uma palestra sobre a valorização e a defesa dos direitos da pessoa idosa. “Precisamos conscientizar a população que a violência contra o idoso é um problema invisibilizado na sociedade. Pouco se discute e pouco se fala da violência contra esse público. O próprio conceito de violência é pouco debatido, porque a gente só pensa na violência quando ela traz dano físico, esquecendo que a violência também traz danos morais, psicológicos e à saúde, e não apenas à vida”, destaca.

Ainda de acordo com o advogado, “debater e enfrentar essa questão é importante para que a gente possa conscientizar a sociedade sobre a necessidade de assegurar às pessoas idosas uma existência digna, com todos os direitos que estão previstos no Estatuto da Pessoa Idosa, que nesse ano completa vinte anos de existência”.

O Município está realizando uma grande programação com o tema "Respeitar o idoso é tratar o próprio futuro com respeito":

- 13/06 - Palestra em parceria com o Sesc

- 14/06 - apresentação de show musical com a banda de forró Xumbinho com Rapadura, no Sesc de Montes Claros

- 15/06 - blitz de conscientização sobre os direitos do idoso; intervenção artística com apresentação de coral e seresta do Grupo de Idosos Sesc +60; apresentação de dança do Grupo Viver Mais com a a professora Yohana; oficina de artesanato do Sesc; atendimento de saúde com aferição de pressão arterial e glicemia capilar. E, para encerrar a semana, uma sessão de cinema na Praça de Esportes e palestra com o psicólogo Newton Juneo sobre os direitos dos idosos.