Uma chave pra cada família e 16 possibilidades de futuro se abriram num girar de fechadura neste sábado, 10 de maio, no bairro São Geraldo II, quando as famílias que residiam em situação de risco nos arredores do antigo aterro controlado de Montes Claros receberam das mãos do prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, as chaves de suas casas próprias.
Participaram da entrega das casas, além do prefeito, o vice, Otávio Rocha, deputados, empresários, secretários e servidores municipais, vereadores e populares da comunidade local. As casas foram construídas com recursos próprios da Prefeitura de Montes Claros, ou seja, dinheiro do IPTU, ISS, IPVA, taxas etc, para acomodar com dignidade e segurança 16 famílias que antes moravam nos arredores do antigo lixão.
Cada imóvel tem cinco cômodos, com sala, quartos, banheiro, cozinha, piso e telhado, além de água e esgoto canalizados e energia. A fechadura do sonho foi destrancada. Para uns, o sonho de uma vida começando, como a da criança Liris Saron, de 7 anos: “Estou muito feliz em receber uma casa, ainda mais que a minha casa é rosa”, disse a filha do servente de pedreiro Tiago da Silva Borges, que foi contemplado com a casa rosada. Para outros, é o recomeço da vida, caso da dona de casa Ana Lúcia Gonçalves da Silva: “Depois de 20 anos morando no lixão, é muita felicidade receber as chaves da minha própria casa”, disse Ana Lúcia, emocionada.
Já o servente de pedreiro João Donizete Estevam, as batidas do coração aceleraram de alegria. “Meu coração está saindo pra fora de tanta alegria. Nunca imaginei que teria minha casinha, apesar de nunca ter deixado de sonhar”, festejou.
O casal Carina Oliveira e Márcio Gomes também estava pulando de alegria. “Graças a Deus este dia chegou. Agora vou cuidar com carinho do meu lar”, agradeceu Carina. “Isso é providência divina”, complementou Márcio.
“Cuidar das pessoas e fazer uma cidade para os que mais precisam, é a nossa maior prioridade”, destacou o prefeito Guilherme Guimarães.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025