É com profunda tristeza que os montes-clarenses receberam na manhã desta segunda-feira, 3, a notícia do falecimento do cantor Lô Borges, um dos mais importantes nomes da música brasileira. Lô Borges foi um dos fundadores do movimento musical Clube da Esquina, grupo de artistas mineiros que revolucionaram a música brasileira e mundial.
Em sua última passagem pelo norte de Minas, Lô Borges foi condecorado com o título de Cidadão Honorário de Montes Claros. A sessão especial foi realizada em maio de 2024, na Câmara Municipal. A honraria é outorgada a pessoas não nascidas em Montes Claros, expressando o reconhecimento pelos serviços prestados à cidade.
Na ocasião, o então vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, destacou a importância do compositor. “O nosso Lô Borges nos encanta. Ele faz parte de um movimento que transformou uma esquina na esquina mais importante do mundo. Você é um cidadão da América do Sul e agora de Montes Claros também. Você é uma referência pra gente junto com o nosso Beto Guedes, com Milton Nascimento e com muitos outros”, destacou Guilherme Guimarães, hoje prefeito de Montes Claros.
O elo com Montes Claros começou na infância, quando o destino uniu o compositor Lô Borges ao músico montes-clarense Beto Guedes, também membro do Clube da Esquina. De acordo com o próprio Lô Borges, em entrevista concedida à revista UBC, tudo começou por causa de uma patinete.
“Em Belo Horizonte, andando pelas ruas, passa um menino com uma patinete. Eu me encantei pela patinete, e esse menino era o Beto Guedes. Naquela época se fazia muito escambo, né? Eu dei a ele uma coleção de moedas, e não um álbum de figurinhas. Mas, se ele não estivesse com a patinete nesse dia, eu não teria parado para falar com ele. Então, foram obras do acaso as parcerias mais emblemáticas da minha carreira”, explicou Lô Borges.
A partir dali, Lô Borges e Beto Guedes caminhariam unidos em uma trajetória que revolucionou a música brasileira. Junto com Milton Nascimento e uma grande turma, gravaram em 1972 o álbum Clube da Esquina, que consagraria de vez o movimento.
Em sua última passagem por Montes Claros, em 2024, em entrevista à Intertv Grande Minas, Lô Borges falou sobre o vínculo e o amor pela cidade.
“Desde garoto, desde a primeira vez que vim a Montes Claros, adotei como uma cidade minha. Eu amo Montes Claros. Tem muitos amigos daqui que foram fundamentais na minha vida, como Godofredo Guedes, Beto Guedes. Todo esse pessoal de Montes Claros das décadas de 1960 e 1970 são meus amigos até hoje. Cada vez que eu venho aqui é uma emoção especial”, disse.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025