Imagem de destaque ÍNDICE FIRJAN DE GESTÃO FISCAL - Montes Claros é destaque em pesquisa nacional de eficiência das prefeituras

10/11/2021 - 14:42
ASCOM | Texto: Daniel Moraes | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Montes Claros foi avaliada como excelente pelo Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF) relativo ao ano de 2020 e divulgado recentemente. O levantamento é realizado, anualmente, pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), e avalia as contas das prefeituras dos municípios brasileiros através de quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimento. De acordo com a metodologia adotada, valores inferiores a 0,4 indicam Gestão Crítica, enquanto avaliações superiores a 0,8 mostram uma Gestão Excelente. Montes Claros obteve o índice de 0,8229, mostrando que a Prefeitura está no caminho certo em relação à gestão dos recursos públicos, mesmo no meio da maior pandemia dos últimos cem anos.

TERCEIRO LUGAR NO ESTADO

Considerando os 10 municípios mais populosos de Minas, Montes Claros ocupa a terceira posição no ranking de melhores avaliações, ficando atrás apenas de Contagem e Betim e superando municípios importantes, como Uberlândia, Juiz de Fora e a própria capital dos mineiros, Belo Horizonte.

GASTOS COM PESSOAL

Analisando os indicadores da pesquisa de forma separada, Montes Claros foi destaque em “Gasto Com Pessoal”, alcançando o índice máximo de desempenho, indicando equilíbrio entre a arrecadação total e o pagamento dos servidores.

CONTAS EM DIA

Montes Claros também se destacou no indicador Liquidez, que analisa o cumprimento das obrigações financeiras das prefeituras, verificando a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no ano seguinte. Dos 5.239 municípios brasileiros avaliados na pesquisa, cerca de 10% terminaram o ano sem recursos em caixa para cobrir as despesas postergadas para 2021. Em Montes Claros, felizmente, a situação é outra: dentre os 10 municípios mais populosos de Minas, ele foi o único a atingir o nível máximo de eficiência no quesito, o que indica que a Administração está pagando de forma responsável todas as suas despesas.

Baseado nesses números, é possível dizer que a Prefeitura de Montes Claros, ao optar pelo caminho da responsabilidade e da austeridade, está criando um ambiente seguro e confiável para a chegada de novos investimentos e a geração de emprego e renda para sua população.