Imagem de destaque Modernidade e inovação - Prefeitura vai promover a criação de startups em Montes Claros

07/11/2018 - 09:09
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Rubens Santana | Fotos: Fábio Marçal

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, se reuniu na manhã desta terça-feira, 6, com representantes da Fundação de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação do Norte Minas (Fundetec), do Sebrae, e professores. Durante a reunião foi solicitado do Município um aporte para fomentar o desenvolvimento científico-tecnológico e empreendedor em toda a região do Norte de Minas. A reunião foi agendada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edilson Torquato, para realizar estudos com o objetivo de viabilizar e facilitar o surgimento de startups no município, promovendo o crescimento econômico da região.

“Essas ideias de fomentar o conhecimento adquirido nas universidades, e em contrapartida ter a ajuda de empresas, podem significar melhorias para a nossa cidade. A Prefeitura de Montes Claros tem o desejo de ajudar e vamos nos reunir mais vezes para concretizar o projeto”, destacou o prefeito.

O secretário Edilson Torquato informou que a Fundetec é responsável pelo desenvolvimento científico em diversas áreas. “Foi mostrado ao prefeito os trabalhos desenvolvidos em parceria com faculdades e universidades de Montes Claros. E como a prefeitura já é parceira, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, para que seja criado na cidade um ambiente propício ao desenvolvimento na área de tecnologia, um ambiente de estímulo ao avanço das startups, a exemplo do que já acontece em grandes cidades brasileiras”, observou.

Segundo Artur Cordeiro, gerente de desenvolvimento econômico e tecnológico da Fundetec, “o ponto principal debatido foi a criação, por parte de todos os participantes, de um ambiente propício ao desenvolvimento de startups no município por meio de projetos de pesquisa, ensino e extensão das instituições parceiras e de apoio aos novos modelos de negócios. E o prefeito tem interesse em contribuir com o desenvolvimento do projeto”, disse.

STARTUP - Uma startup é uma empresa emergente que tem como objetivo desenvolver um modelo de negócio escalável, repetível, em condições de extrema incerteza, ao redor de um produto, serviço, processo ou plataforma. O modelo de negócios é a maneira como a empresa emergente gera valor. Uma startup geralmente é uma empresa recém-criada, normalmente de base tecnológica, ainda em fase de desenvolvimento e pesquisa de mercados. (WIKIPEDIA)