Imagem de destaque Prefeitura promove a aproximação de Montes Claros com a China, e cidade começa a colher os resultados

04/08/2021 - 11:45 | atualizado em 04/08/2021 - 11:46
ASCOM | Texto: Daniel Moraes | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros) está oferecendo certificações e cursos de formação 100% online, com o objetivo de preparar alunos e profissionais para o mercado de trabalho nas mais diversas áreas da computação, administração e gestão em TI. Os cursos resultam da parceria celebrada entre a Unimontes e a empresa chinesa Huawei e serão abertos a toda a comunidade acadêmica: docentes, discentes e servidores técnico-administrativos. As inscrições podem ser feitas neste link.

Essa parceria e outras, como o convênio firmado entre a Unimontes e a Nanjing University of Chinese Medicine (NJUCM) como parte da rede de cooperação sino-brasileira de Medicina Tradicional para o Enfrentamento da Covid-19, são apenas os frutos mais recentes de um trabalho que conta com a participação, apoio e articulação da Prefeitura de Montes Claros.

Um dos primeiros passos dessa aproximação Montes Claros/China foi dado em 2019, durante a realização da 24ª FENICS (Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros), no mês de setembro. Durante o evento de negócios, um dos mais relevantes do Norte de Minas, a Prefeitura promoveu o I Seminário de Inovação China-Brasil, que contou com a participação de representantes de mais de 20 grandes empresas chinesas, entre instituições financeiras, companhias de energia, siderúrgicas e fabricantes de celulares. A proposta do encontro foi promover a aproximação econômica e comercial entre Brasil e China, fomentando a comunicação entre empresas chinesas e brasileiras e o governo de Minas Gerais.

Em dezembro do mesmo ano, na cidade do Rio de Janeiro, foi promovido o “Seminário sobre Inovação para Comércio Internacional de Serviços”, que reuniu representantes do governo chinês, do Ministério da Economia do Brasil, e dos governos estaduais de Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nessa ocasião, o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, foi representado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edilson Torquato, que também representou a Unimontes no evento. Segundo Edilson, a Prefeitura vem trabalhando incansavelmente para fortalecer os vínculos com o país oriental, especialmente com Taizhou, localidade chinesa com quase 5 milhões de habitantes, considerada cidade irmã de Montes Claros. Em maio deste ano, foi realizada uma reunião, de forma remota, entre o prefeito Humberto Souto e a vice-prefeita de Taizhou, que é uma referência no ramo de medicamentos, assim como Montes Claros. A ideia é que a troca de experiências entre as duas cidades venha fortalecer ainda mais a posição de Montes Claros como polo farmacêutico nacional.

Edilson explica que as ações de aproximação de Montes Claros com a China só puderam acontecer devido ao apoio da empresa Sam Metais e do Consulado Chinês no Rio de Janeiro. “Todas as ações realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo seguem a orientação do prefeito Humberto Souto, no sentido de fazer de Montes Claros uma cidade cada vez mais desenvolvida e com uma economia sempre mais robusta”, conclui.