Imagem de destaque Educação -  Prefeitura implanta programas para fortalecer a alfabetização

Educação - Prefeitura implanta programas para fortalecer a alfabetização

16/04/2018 - 09:10
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Bruno Albernaz

Foi realizada nesta segunda-feira, 16, a aula inaugural dos programas “Novo Mais Educação” e “Mais Alfabetização”, que marcam um novo tempo na educação de Montes Claros. A cerimônia foi realizada na sede da Associação Paula Elizabete e contou com a presença do prefeito Humberto Souto, pais de alunos e estudantes da região.

Durante a cerimônia foi destacada a reconstrução da Educação nos ensinos infantil e fundamental do município. O programa “Novo Mais Educação” será responsável pelo complemento de atividades curriculares dos alunos da Escola Municipal João Vale Maurício, em parceria com a Associação Paula Elizabete. Ao todo, 140 alunos com dificuldades na alfabetização receberão aulas complementares no contraturno escolar.

O local foi escolhido pelo fato de, em levantamento realizado em 2017, a região ter apresentado altos índices de crianças que se enquadraram no quadro de analfabetismo funcional. O programa irá contemplar seis turmas no turno matutino e uma no vespertino. Os alunos do 5º ao 9º ano que apresentam dificuldades no aprendizado receberão aulas direcionadas de português e matemática que complementarão a aprendizagem.

O prefeito Humberto Souto também lançou o programa “Mais Alfabetização”, que em parceria com o Governo Federal vai atender a mais de 3 mil alunos de 36 escolas da rede municipal. O programa é destinado ao complemento curricular no auxílio da alfabetização dos alunos do 1º e 2º ano.

A proposta é atuar nas disciplinas básicas que garantam uma plena alfabetização, já que as antigas propostas de educação em tempo integral privilegiavam atividades complementares dispersas, sem um vínculo direto com a aprendizagem escolar específica.

Durante o lançamento dos programas, o prefeito falou sobre os problemas que herdou quando assumiu a Prefeitura e destacou os avanços na educação. Para pais, alunos e professores, o prefeito explicou que este é o início de uma educação integral de qualidade em Montes Claros.

“Esta aula inaugural estabelece um novo sistema de ensino em Montes Claros. O ensino integral anterior era desorganizado, pois as disciplinas do contraturno não apresentavam uma complementação pedagógica ideal. Estes novos programas são frutos de amplo estudo e deverão priorizar a alfabetização, pois sabemos que o Brasil apresenta grandes dificuldades nesses índices. Tenho certeza que esse trabalho em breve será expandido para mais alunos do sistema municipal de ensino”, destacou o prefeito.

As atividades dos dois programas terão início efetivamente nesta terça-feira, 17.Todos os professores que irão atuar receberão complemento salarial. Para garantir a efetividade das ações, uma avaliação será realizada em todas as unidades contempladas a cada dois meses.