Imagem de destaque EDUCAÇÃO INCLUSIVA! - Evento celebra luta pela inclusão e reforça garantia dos direitos a pessoas com deficiência

EDUCAÇÃO INCLUSIVA! - Evento celebra luta pela inclusão e reforça garantia dos direitos a pessoas com deficiência

21/09/2023 - 11:58 | atualizado em 22/09/2023 - 08:32
ASCOM | Texto: Jerúsia Arruda/ Fotos: Mauro Veloso / Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Servidores da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros (SME) participam de uma mobilização na manhã desta quinta-feira, 21, data em que é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

O evento, realizado na Praça Dr. Carlos Versiani foi  promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social através da Coordenadoria de Assistência a Pessoas com Deficiência, em parceria com a Secretaria de Edução e outras entidades com o objetivo de reforçar a garantia aos diretos a pessoa com deficiência.

De acordo com a secretária Rejane Veloso, a Secretaria Municipal de Educação oferta vários serviços para garantir a acessibilidade e a inclusão nas unidades escolares. “Hoje, o Sistema Municipal de Ensino conta com Auxiliares de Docência, Psicopedagogos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Tradutores e Intérpretes de Libras, Supervisores Educacionais e Professores para assistir aos alunos com necessidades educacionais específicas”, explica.

A secretária explica que os espaços físicos das escolas também estão sendo adaptados para receber os alunos com mobilidade reduzida. “As unidades escolares estão sendo reformadas e ganhando mais salas de aulas, novas quadras, pátios e refeitórios, tudo com acessibilidade. Já os novos prédios estão sendo construídos com todos os recursos e equipamentos necessários para oferecer uma educação de qualidade e acolher a todos os alunos da maneira adequada”, completa.

Além da equipe que atua nas escolas, a SME conta com uma Coordenadoria de Educação Inclusiva formada por equipe multidisciplinar. De acordo com a coordenadora Meirielle Duarte Pereira, o trabalho do setor se baseia no princípio da individualização do atendimento, buscando atender as necessidades específicas de cada estudante com deficiência.


Atualmente, o sistema dispõe de 18 Tradutores e Intérpretes de libras que atuam em 12 escolas municipais que possuem alunos com deficiência auditiva - um total de 19 alunos. “Os intérpretes fazem a intermediação nas relações entre o instrutor que atua na educação inclusiva, professores e alunos, garantindo a igualdade de acesso ao conhecimento a todos os alunos”, explica a coordenadora.

As escolas também possuem salas equipadas com recursos visuais, garantindo o acesso do aluno a informações que o ajudem a construir seu conhecimento de forma eficiente, superando os entraves da surdez.

Além do atendimento a alunos com deficiência auditiva, a SME também oferece vários outros serviços para atender os quase 1500 alunos público-alvo da educação inclusiva matriculados atualmente.

O sistema dispõe de cerca de 1000 Auxiliares de Docência, mais de 100 Psicólogos e 100 Assistentes Sociais, 25 Salas de Recursos Multifuncionais, 40 professores que atuam com atendimento educacional especializado, e serviço especializado em Psicopedagogia, Avaliação e Assessoria Psicopedagógica.

A Educação Inclusiva também atua como mobilizadora do Selo Unicef 2020/2024, com atividades e campanhas nas escolas, em cumprimento ao Plano Municipal da Primeira Infância, à Lei da Escuta Especializada (Lei nº 13.431, de 4 de abril de 2017), e parceria com a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, com reuniões semanais para atuação na Rede Intersetorial.