Nos últimos anos, a busca por novas vagas no Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros vem crescendo exponencialmente. Para se ter ideia, o número de alunos aumentou de cerca de 30 mil em 2016 para quase 36 mil matriculados atualmente. “Mesmo com dois anos de pandemia, com todas as dificuldades do período, o número de matrículas aumentou tanto na sede do município quando nas escolas rurais”, observa Rejane Veloso, secretária municipal de Educação.
Entre as razões apontadas pela secretária para esse aumento está a melhoria da qualidade do ensino. “Desde 2017, todos os alunos do sistema municipal passam por um diagnóstico periódico para avaliar o nível de aprendizagem. A partir dos resultados, a equipe pedagógica faz as intervenções necessárias, de acordo com o resultado individual do aluno, de forma que todos possam alcançar os níveis de aprendizagem recomendados. E esses resultados têm despertado o interesse das famílias, que encontram na escola pública o nível de aprendizagem esperado para os seus filhos”, explica.
Rejane Veloso explica que para equiparar o nível de aprendizagem as escolas municipais também disponibilizam aulas de reforço e atividades no contraturno, reduzindo a defasagem e oportunizando o desenvolvimento a todos os alunos. “O resultado são alunos com bons níveis de alfabetização e letramento. Algumas das nossas escolas, inclusive, alcançaram as notas mais altas na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre todas as escolas do município”, completa.
A secretária também aponta a melhoria dos serviços do sistema de ensino para atrair e manter os alunos na escola. “Hoje temos cobertura 100% do transporte escolar, acompanhado por monitoras treinadas, em todos os bairros da cidade e também nos distritos e comunidades rurais, garantindo o traslado dos alunos com segurança e conforto”, aponta.
Os alunos também recebem material escolar com mochila e todos os itens necessários, de acordo com a idade e série em curso, e alimentação de qualidade, preparada com orientação e acompanhamento de nutricionistas, utilizando produtos da agricultura familiar, sem nenhum tipo de alimento ultraprocessado. “Para muitos alunos essa é a principal fonte de alimentação e temos todo o cuidado para que seja adequada, nutritiva e gostosa”, ressalta a secretária.
Evasão escolar
Outro importante registro nesses últimos seis anos foi a redução da evasão escolar. Conforme registros, 117 alunos abandonaram os estudos em 2016. O número foi caindo gradativamente a cada ano e neste ano o dado foi zerado. “À medida que o sistema municipal foi se estruturando, vimos não só aumentar o número de alunos matriculados, mas também a permanência dos alunos na escola. E depois que os psicólogos e assistentes sociais foram integrados à equipe escolar, passamos a realizar a busca ativa, inclusive com visitas domiciliares, para garantir que nenhuma criança fique fora da escola”, ressalta.
Também foram ampliadas as vagas para a Educação de Jovens e Adultos – EJA, inclusive com a formação de turmas especiais voltadas para as famílias de catadores de materiais recicláveis que integram o programa Recicla aos Montes. “São turmas com horários especiais, com aulas ministradas por professoras alfabetizadoras com experiência com alfabetização de adultos, e com acesso a toda a estrutura da escola, incluindo transporte escolar, merenda, material escolar e acompanhamento dos psicólogos e assistentes sociais”, informa a secretária.
Para dar conta de receber os alunos com qualidade e conforto, Rejane explica que o município está investindo na reforma e construção de novos prédios escolares. “As unidades estão sendo reformadas e ganhando mais salas de aulas, novas quadras, pátios e refeitórios, tudo com acessibilidade. Já os novos prédios estão sendo construídos com todos os recursos e equipamentos necessários para oferecer uma educação de qualidade e acolher os alunos da maneira adequada”, conclui.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025