Times de base de projetos sociais, escolas, colégios, clubes e entidades recreativas já vivem as emoções da disputa da Copa Montes Claros de Futsal Infantojuvenil. Esta é a segunda edição consecutiva, com um número ainda maior de participantes em relação ao ano passado. Esta representatividade ficou evidente na solenidade de abertura, na noite de sexta-feira (12/09), no Ginásio Darcy Ribeiro (Praça de Esportes), com a participação de centenas de pequenos atletas, técnicos, dirigentes e a presença direta dos pais.
"O esporte vai além da competição, porque o entendemos como uma missão social, em especial pela oportunidade de acolher os projetos que combinam a iniciação esportiva com cidadania e disciplina", destacou o prefeito Guilherme Guimarães em sua mensagem de boas-vindas às equipes. Ele esteve acompanhado do vice-prefeito Otávio Rocha, além da participação de vereadores. No jogo de abertura, o Clube dos Cabos e Soldados venceu o time dos Anjus Futsal por 8x0 (Sub-9).
A II Copa reúne 84 equipes divididas em seis categorias: Sub-7, Sub-9, Sub-11 e Sub-13 (misto) e Sub-15 Feminino e Sub-15 Masculino - com 1,3 mil atletas inscritos. As disputas serão entre as segundas e sextas-feiras, sempre à noite, nos Ginásios Ana Lopes e Darcy Ribeiro, com previsão de término no dia 20 de outubro. "Antes mesmo de a bola rolar, já identificamos o sucesso alcançado pela Copa com a evolução do número de equipes inscritas", relata a secretária de Esporte, Juliana Peixoto.
ORGANIZAÇÃO
"Quem foi atleta acaba voltando no tempo ao ver tanta criança entusiasmada com mais uma disputa. Estamos confiantes em realizar uma boa campanha, mas o mais importante é dar oportunidade aos alunos e às alunas de vivenciarem a experiência de uma Copa bem organizada", depôs o técnico Gabriel "Cerezo", do GC-10. Hoje técnico, como jogador Gabriel foi meia do Clube do Remo, Villa Nova, Montes Claros, Funorte e da base do Cruzeiro.
Claudiney e Clarice Guimarães foram à abertura para prestigiar os filhos Rever e Yan, respectivamente. Os garotos são atletas do time Sub-13 do projeto "Casa São Luiz Gonzaga", do Bairro Cintra, e entram numa Copa pela primeira vez. "Quando se trata de algo saudável e que educa a criança, a gente incentiva e faz questão de estar presente", disse Clarice.
"Foram muitos treinos, e acho que a gente está pronto para jogar. Pelo menos para dar trabalho aos times favoritos", confessa o jovem Enzo Joaquim, do time Sub-13 do Clube Ferroviário/Corrente do Amor.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025