O resgate histórico da Prefeitura de Montes Claros em realizar na cidade uma das fases microrregionais dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) já tem data definida. Será a partir do dia 4 de junho, com os torneios de Basquete, Futsal, Handebol, Vôlei e Xadrez para 2,1 mil alunos e técnicos de 28 municípios do Norte de Minas. Estas e outras informações, como o sorteio das chaves, foram divulgadas na manhã desta quinta-feira (15/5), durante o Congresso Técnico com os representantes municipais.
A Fase Microrregional não acontecia em Montes Claros há mais de uma década. Esta edição de 2025 reunirá as equipes campeãs das cidades que fazem parte da área de abrangência da 22ª Superintendência Regional de Ensino (SRE), com jogos até o dia 11 de junho. A realização envolve a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e apoio das Secretarias de Educação e de Saúde, Guarda Municipal e MCTrans.
Para se ter dimensão do alcance desta etapa, Montes Claros receberá delegações tanto de Claro dos Poções, a 72KM de distância, como de São João do Paraíso, quase na divisa com a Bahia, e que está a 370KM. "Os pais e alunos estão bem animados em vir jogar aqui, não só pela estrutura de jogos e pelo nível técnico ainda maior, mas também pela oportunidade de passear, conhecer coisas novas", disse Altamir "Mickey" Rocha, representante da Secretaria de Turismo e Esporte de São João do Paraíso.
COMO É
O JEMG é organizado em nível estadual pela Subsecretaria de Esportes, e a operacionalização é da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG). Coordenadora para o Norte de Minas, Karen Diovana Santana fez a apresentação do regulamento geral da fase microrregional no Congresso Técnico. As delegações visitantes ficarão alojadas em oito escolas da rede de ensino do Estado, e por isso, foram destacados pontos como protocolos de segurança, controle de acesso, suporte de urgência e emergência, deslocamentos e visitas guiadas aos pontos turísticos de Montes Claros.
Além disso, foram discutidos pontos protocolares ao regulamento, como comunicação de desistência antes da divulgação da tabela, critérios de substituições de atletas em casos excepcionais, obrigatoriedade de Montes auxiliares e acompanhantes nas delegações, além do diálogo com o Conselho Regional de Educação Física (CREF-6), responsável pela fiscalização dos profissionais da área que atuarão como técnicos.
O JEMG permite a utilização de alunos de qualquer rede de ensino: particular, municipal, estadual e federal (desde que esteja regularmente matriculado até 31 de março do ano letivo/2025).
A superintendente da 22ª SRE, professora Maria Levimar Viana Tupinambá, deu a mensagem de boas-vindas aos representantes de cada cidade. Destacou a "integração em trabalhar o aluno e a educação pública como o bem maior. E neste momento, temos a oportunidade de transformar vidas por meio do esporte". O coordenador local do JEMG, Matheus Dutra, apresentou a estrutura de realização dos Jogos.
A mensagem final foi da secretária de Esporte, Juliana Peixoto, ao destacar que todos serão muito bem-vindos, reconhecendo o esforço de cada cidade em promover o esporte e gerar seus campeões para que a microrregional seja forte. Pontuou, ainda, o esforço do prefeito Guilherme Guimarães ao resgatar esta etapa do e possibilitar sonhos ainda maiores ao lançar a ideia de que Montes Claros possa se esforçar para ser em breve uma das sedes da Etapa Regional.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025