Dentro da proposta da Prefeitura de Montes Claros para uma gestão esportiva mais dinâmica, humanizada e inclusiva, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude apresentou uma série de avanços nas principais ações desenvolvidas em 2025, no primeiro ano da atual administração municipal.
Destaque para a melhoria e modernização na infraestrutura, com as inaugurações de novos espaços, reformas de quadras e campos, além da ampliação do número de competições e de atividades permanentes, inclusive com atendimento direto ao paradesporto, à iniciação esportiva e à terceira idade, bem como a descentralização das colônias de férias.
Entre as novidades, a reconstrução do Estádio Municipal Juvêncio Augusto Soares, o "Juvenção", agora com a capacidade ampliada para 3.909 pessoas, e que atende ao padrão das competições federadas com novas arquibancadas, placar eletrônico, novo gramado (variedade "Bermuda Celebration"), vestiários, cabine de VAR e nova iluminação em LED. A Prefeitura também cumpriu a primeira parte do processo licitatório dos projetos arquitetônicos e complementares para a construção da Arena MOC - o Estádio Municipal "Humberto Souto", durante décadas esperado como "Mocão".
INAUGURAÇÕES
Entre novas obras e reformas completas, a Prefeitura entregou as quadras poliesportivas com pinturas, alambrados, traves e tabelas no CIAME e nos bairros Alterosa, Antônio Pimenta, Maracanã, Delfino Magalhães e Nossa Senhora das Graças. Em fase final de acabamento estão as quadras do Vera Cruz, Vila Brasília, Vila Sion e Conjunto José Carlos de Lima.
Além do novo Estádio "Juvenção", a Prefeitura investiu em melhorias no Estádio Manoel Magalhães Filho (Campo do Delfino), o novo campo do Jardim Primavera e a entrega do novo Campo do Globo, no Grande Major Prates, que oferece o primeiro gramado sintético em um espaço público urbano para o futebol.
A Secretaria de Esporte passou a administrar o Complexo Esportivo Municipal, no Ibituruna, que oferece estrutura para as chamadas "modalidade de areia", além de campo society e espaço para danças e artes marciais (sob demanda).
PROJETOS
A Secretaria de Esporte fechou o exercício de 2025 com a realização de 36 eventos diferentes e o apoio logístico e organizacional a outras 34 promoções organizadas por federações e associações. O avanço, se considerada a linha de tempo entre 2023 e 2025, desde a adesão do Município ao Programa ICMS Esportivo, chega a 202,3% na realização dos projetos esportivos diretos e indiretos.
Dentre as novidades em 2025, Montes Claros teve o seu I Campeonato de Jiu-Jítsu, com quase mil inscritos; a realização do Campeonato Mineiro Adulto de Handebol (32 equipes) e da etapa Microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), com a participação de 29 municípios e 2,2 mil estudantes/atletas; e o desmembramento da Copa de Futsal com edições para as categorias de base e o adulto.
A Meia Maratona José Nardel, única do gênero no Norte do Estado, foi repaginada com o recorde de 1,5 mil inscritos nas duas distâncias programadas (21km e 7km). Já a realização dos campeonatos Amador e Rural, juntos, reuniu 53 equipes e 1.841 atletas inscritos.
A Prefeitura viabilizou as taxas federativas para que sete equipes da cidade disputassem o Campeonato Mineiro de Futsal. Os resultados do quadro feminino, todos com a parceria com a AMEF/Carlão, foram bem expressivos: Sub-20 (campeão mineiro e vaga na Taça Brasil), Adulto (vice Estadual e vice do Interior), Sub-15 (campeão do Interior e vice estadual), Sub-13 (3º lugar geral no Estadual) e Sub-17 (3º lugar do Interior).
Para a criançada, além da manutenção e ampliação das escolas de iniciação esportiva da Praça de Esportes, que oferecem 1.543 vagas anuais (junto às equipes de treinos de alto rendimento), a Prefeitura realizou duas edições da Colônia de Férias, que beneficiou 800 crianças e contou com núcleos descentralizados em bairros para maior alcance socioesportivo. A cidade teve a 1ª edição da Colônia de Férias para Idosos. Somam-se a isto as aulas e competições no paradesporto, com artes marciais e atletismo, e a disputa do JEMG Paralímpico.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2026