Paysandu, da região do Grande Alto São João, e o Olaria, do Jardim São Geraldo, decidem neste sábado, 13, às 15h, no Estádio José Maria Melo, o título do Campeonato Municipal de Futebol Amador - edição 2025. O confronto, que repete a final do ano passado, traz algo inédito aos finalistas. Em termo de referência assinado nessa terça-feira (09/09), entre o prefeito Guilherme Guimarães e o presidente da Cooperativa, Dario Colares, o Sicoob Credinor patrocinará uma premiação em dinheiro aos campeões e vice-campeões. Será dividido um valor próximo a R$ 5 mil.
Time de melhor campanha geral e de melhor ataque (52 gols marcados), o Paysandu vai para a sua terceira final amadora consecutiva. Para garantir a vaga, venceu os dois confrontos contra o Boca FC pelas semifinais: 3x2 e 3x1. Atual campeão amador, o Olaria conquistou a condição de finalista após dois empates contra o Vila Exposição EC (1x1 e 2x2) e a vitória por 4x3 após as penalidades no segundo jogo.
Diante da grande previsão de público para este sábado, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude esteve reunida com a Polícia Militar, Guarda Municipal e a Secretaria de Segurança Integrada, na sede do 50º Batalhão PM, para definir os critérios de organização para a final. Conforme sorteio, que teve a participação de representantes dos dois clubes, a torcida do Paysandu terá acesso pelo portão principal da Rua Santa Mônica, e a torcida do Olaria pelos portões 7 ou 8, pela Rua Francisco José Souto.
Em caso de empate no tempo normal, o campeão será definido após a cobrança de pênaltis. Logo em seguida, haverá a premiação de troféus e medalhas aos campeões e vices e aos destaques individuais como artilheiro, equipe mais disciplinada e defesa menos vazada. Os portões serão abertos às 14h, com acesso totalmente gratuito, com direcionamento das torcidas dentro do limite da capacidade do estádio.
NÚMEROS
O Campeonato Amador teve início na segunda quinzena de maio, com 21 equipes e 733 atletas inscritos. Até aqui, foram 231 gols marcados em 94 jogos, média de 3,52 por partida. Alécio (Real Mirim) é o artilheiro geral até aqui com 11 gols, enquanto o Ponte Branca tem a defesa menos vazada (5 gols sofridos). O Paysandu chega à final com 31 pontos em 12 jogos (10 vitórias, 1 empate e 1 derrota), além do melhor ataque (52 gols) e 8 gols sofridos. Já o Olaria fez 25 pontos em 12 jogos, com 7 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota, com 34 gols a favor e 10 sofridos.
O Campeonato Amador é uma realização da Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, com o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar, Secretaria de Saúde, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sicoob Credinor e Garra Sports.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025