Com 250 pontos e 46 pódios, a equipe da Academia Gracie Barra foi a campeã geral do I Campeonato de Jiu-Jitsu de Montes Claros, realizado durante todo o domingo (21/12), no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves. Promoção inédita da Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, a competição reuniu quase mil atletas com inscrições totalmente gratuitas de 30 equipes de sete cidades do Norte de Minas: Montes Claros, Bocaiúva, Buritizeiro, Jaíba, Janaúba, Pirapora e São João da Ponte.
Outro alcance expressivo foi em relação ao público flutuante, com algo próximo a 4 mil pessoas nos vários momentos da programação. A competição seguiu um cronograma desde a manhã, com as lutas entre crianças e jovens até o início da tarde, e na sequência os combates adultos e do Master, se estendendo até o início da noite.
Além dos campeões, vices e terceiros colocados de cada uma das 12 categorias, a premiação em troféus foi entregue às seis melhores academias no ranking de pontos, com a somatória de cada um dos pódios - independente da categoria.
A equipe Gracie Barra/Montes Claros obteve 23 medalhas de ouro, 10 de prata e 13 de bronze. Na pontuação geral, do vice-campeonato ao 6º lugar ficou da seguinte forma: 2º) Academia Gloria GFTeam, 225 pontos; 3º) CT Warley Rodrigo PB/MOC, 208 pontos; 4º) Equipe Marco Juneo, 184 pontos; 5º) Escola de Jiu-Jitsu Rafael Costa, 182 pontos; e 6º) Alan Fernandes Team, 154 pontos.
DISCIPLINA
Em sua mensagem de boas-vindas, o prefeito Guilherme Guimarães saudou os participantes ao falar dos diferenciais que a modalidade oferece, como disciplina, prática saudável contínua e desenvolvimento intelectual.
"Com muito esforço e dedicação, e com apoios pontuais, a Prefeitura de Montes Claros conseguiu concretizar um antigo sonho da comunidade das artes marciais, e que reconhece o Jiu-Jitsu como uma das modalidades com o maior número de praticantes em nossa cidade", destaca a secretária de Esporte, Juliana Peixoto.
Coordenadora Técnica do Campeonato, Greice Alves explica que a participação dos quase mil atletas alcança uma representatividade acima dos 70% entre as academias de Montes Claros. "Um evento de grandes proporções é desafiador para todos, mas temos a certeza de que o resultado foi dentro do esperado", pontuou.
A Prefeitura foi responsável pela arbitragem confederada e toda premiação em troféus e medalhas. Para os próximos anos, os próprios atletas e técnicos sugeriram a ampliação do evento, transformando-o em um "Open", com a representatividade ainda maior de cidades do Norte de Minas e de outras regiões do Estado.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025