"Vocês não têm ideia do orgulho que tenho em estar aqui, onde tudo começou. Foi esta competição que me abriu as portas do mundo, e espero que outros jovens possam seguir este mesmo caminho que o esporte proporciona". Entre depoimentos e incentivos, esta foi a mensagem da atleta Kamilla Cardoso, titular da Seleção Brasileira Adulta Feminina e da WNBA. Ela foi a convidada de honra da solenidade de abertura oficial dos Jogos Escolares de Montes Claros, realizada na noite dessa sexta-feira (11/4). Kamilla Cardoso acendeu a pira olímpica diante do público de 2,5 mil pessoas.
Com 47 escolas participantes, o evento foi conduzido pelo prefeito Guilherme Guimarães, no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves. Estiveram presentes o deputado estadual Arlen Santiago, o vice-prefeito Otávio Rocha, vereadores, secretários municipais, imprensa, pais e familiares dos atletas, diretores e professores escolares.
Em sua mensagem, o prefeito destacou os impactos dos Jogos, que nesta edição tem 20% a mais de inscritos em relação a 2024, com 1.400 atletas. E enalteceu a presença da jogadora da Seleção Brasileira: "a Kamilla é um exemplo de como o início é primordial desde que se tenha incentivos". Em nome das demais pastas, a secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Juliana Peixoto, destacou a atuação conjunta dos diversos segmentos da Prefeitura na realização dos Jogos, em especial a parceria com a Secretaria de Educação.
INCLUSÃO
Técnico do time de vôlei da Escola Estadual de Aparecida do Mundo Novo, o professor Vítor Igor do Nascimento traduz o poder de inclusão dos Jogos Escolares como uma "transgressão do bem". Segundo ele, "o esporte possibilita transgredir limites, e muito além da questão geográfica", já que o distrito onde trabalha fica a 80 quilômetros da zona urbana de Montes Claros.
"Estou numa comunidade onde as coisas são diferentes, as rotinas, as distâncias, os hábitos. E o esporte consegue quebrar paradigmas, ensinar, humanizar, socializar e ensinar a cada um os seus valores em equipe e na sociedade, e mostrar como a zona rural é potente", disse Vitor. O professor leciona por três dias na semana naquele distrito, e fora do horário convencional das aulas, assumiu um projeto voluntário de treinamento de voleibol para crianças e jovens no contraturno escolar, e sonha com uma final nesta edição dos Jogos.
Esta fase municipal se estenderá até o dia 25 de abril nas modalidades de basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez, e definirá os campeões de Montes Claros para a disputa de uma das microrregionais do Norte de Minas, em junho. O município será a sede após um hiato de vários anos.
Ao final do evento de abertura, encerrado às 21h30, Kamilla Cardoso teve tempo para todas as solicitações de fotos e vídeos dos fãs adultos e crianças. Aos 14 anos e com 1,80 metro de estatura, Bia Lacerda sonha em seguir os passos de Kamilla, de quem fez questão de ficar perto após o evento, e ainda fazer fotos. "Ela é uma inspiração para todos, ainda mais para mim que jogo o basquete e sei que o meu treinador Rubem foi o dela também".
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025