Vila Nova, na categoria de Aspirantes, e o Serra Verde, nos Titulares, são os campeões rurais de Montes Claros em 2025. Diante de um público de mais de 2 mil pessoas, segundo cálculo da Polícia Militar e dos administradores do Estádio José Maria Melo, o Campo do Cassimiro, a rodada dupla das finais do Campeonato Rural foi realizada na tarde desse domingo (21/12). A competição marcou o encerramento do calendário de eventos da Prefeitura de Montes Claros, sob responsabilidade da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.
Desde a criação do formato atual do Campeonato Amador, em 1987 (até então era chamado de "Campeonato Distrital"), este passa a ser o sexto título aspirante do Vila Nova, que representa o distrito de Vila Nova de Minas.
Na decisão, houve empate no tempo normal contra o Santa Rosa, gols de Biel (VN) e Tales (SR). Nas penalidades, vitória do Vila por 4x2, com destaque para o goleiro Thales, que já havia feito quatro defesas difíceis no tempo normal e defendeu uma das cobranças.
Nos titulares, outro duelo bem equilibrado e com o Serra Verde, da localidade de mesmo nome, garantindo o bicampeonato consecutivo e o terceiro título do Rural na categoria desde a mudança para o formato atual do Campeonato.
Os gols foram marcados no segundo tempo, por Sam, em cobrança de falta, e Vitinho, em um chute cruzado de dentro da área. Deivid descontou para o Barreiras nos acréscimos e terminou a competição como artilheiro isolado da categoria.
TRADIÇÃO
O prefeito Guilherme Guimarães acompanhou as finais, e em sua mensagem durante a premiação aos campeões fez questão de reconhecer a representatividade do Campeonato Rural como "a mais tradicional disputa em nosso futebol". Ainda pontuou sobre a expressividade no número de inscritos: mais de 1,1 mil jogadores de praticamente todas as regiões do Município. "Somos todos vencedores ao concluir o Campeonato com transparência e dignidade", disse o prefeito, que esteve acompanhado pelo deputado federal Marcelo Freitas.
Em sua mensagem aos campeões e finalistas, a secretária de Esporte, Juliana Peixoto, fez um resgate das experiências pessoais de ter acompanhado a competição in loco, da acolhida dos moradores, torcedores, dirigentes e atletas nas visitas nas diversas comunidades e distritos a cada final de semana. "O pertencimento que as pessoas têm com o Campeonato Rural é algo único, que vamos continuar trabalhando para valorizar cada vez mais, tenham certeza".
PREMIAÇÕES INDIVIDUAIS
ARTILHEIROS
Aspirante: Jefferson - Serra Verde - 7 gols
Titular: Deivid - Barreiras - 6 gols
DEFESAS MENOS VAZADAS
Aspirante: Barreiras - 3 gols sofridos
Titular: Samambaia - 1 gol sofrido
DISCIPLINA
Aspirante: Santa Rosa - média de 2,5 cartões/jogo
Titular: São Pedro/Barcelona - média de 1 cartão/jogo
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025