Mais uma novidade na organização do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Montes Claros. A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, por meio da Coordenação Geral da competição, promoveu o I Workshop para Árbitros. O encontro na noite de quinta-feira (15/05), no Complexo Esportivo Municipal (Ibituruna), teve como objetivo apresentar pontos específicos do regulamento que abordam os critérios de atuação dos árbitros, auxiliares e mesários, assim como a questão disciplinar, formato correto para o preenchimento de súmulas e relatórios de ocorrências, e o prazo para a publicação destes documentos.
O Campeonato Amador 2025 começa no próximo dia 22 de maio, com o jogo entre o atual campeão Olaria e o Boca FC. No total, serão 21 clubes na briga pelo título. A 1ª fase conta com sete chaves e terá turno único, com a definição dos 16 melhores classificados para as oitavas de final. Na sequência, quartas de final, semifinais e final em jogo único, prevista para a segunda quinzena de agosto.
Ainda no Workshop, os árbitros, auxiliares e mesários foram informados sobre a consultoria que o Campeonato terá neste ano, com o alinhamento de ações entre a Secretaria Municipal de Segurança Integrada, Polícia Militar e a Comissão de Esporte da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Montes Claros). Esta é uma forma de controle e prevenção aos jogos com maior apelo de público, histórico de rivalidade ou mesmo atletas com incidência e reincidência indisciplinares.
Aliás, a questão de segurança será determinante na escolha de campos e estádios para as partidas decisivas desde a 1ª fase.
"A arbitragem é uma parte ativa dentro da competição, assim como os clubes e os organizadores. Agradeço a oportunidade pelo diálogo antes mesmo de o Campeonato começar, o que ajudará em nossa preparação", destacou Samuel Rodrigo, árbitro e coordenador da empresa vencedora da licitação para a arbitragem do Amador neste ano.
"Gostei de participar do encontro, especialmente pelo cuidado em falar sobre a segurança. Sabemos que há jogos que exigem mais atenção, e a arbitragem ter voz para sugerir ou mesmo dialogar com os demais envolvidos eu vejo como um diferencial em relação aos outros anos", disse a auxiliar de arbitragem Francine Antunes. Aos 30 anos, ela tem 10 anos de experiência no futebol também como atleta e mesária.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025