Imagem de destaque PAIS E RESPONSÁVEIS SATISFEITOS - Pesquisa evidencia alto índice de aprovação da 1ª Colônia de Férias de 2026

PAIS E RESPONSÁVEIS SATISFEITOS - Pesquisa evidencia alto índice de aprovação da 1ª Colônia de Férias de 2026

03/02/2026 - 12:05 | atualizado em 03/02/2026 - 12:54
SECOM | Texto e Fotos: Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Pais, mães e responsáveis pelas crianças, assim como os inscritos do chamado público "60+", foram convidados pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude a opinarem sobre a experiência vivida na 1ª Colônia de Férias/2026. Encerrado na última sexta-feira (30/01), o evento foi realizado pela Prefeitura de Montes Claros durante uma semana, com 400 participantes divididos em núcleos na Praça de Esportes e na Escola Municipal Neide Melo Franco (Projeto Curumim), na Vila Anália. A pesquisa de opinião feita por amostragem revelou um índice de satisfação acima dos 93% na maior parte dos critérios de avaliação entre "excelente/bom" e "gostei muito/gostei" em relação aos cinco dias de atividades da Colônia de Férias.

Além do "feedback" quanto à aprovação da série de atividades oferecidas na Colônia de Férias, a consulta permitiu coletar sugestões para o incremento das próximas edições. As entrevistas foram aplicadas por amostragem com 72 pais e participantes, em questionários próprios aplicados por professores, treinadores e acadêmicos estagiários da Secretaria de Esporte. A participação na Colônia de Férias foi totalmente gratuita, reunindo crianças na faixa etária entre cinco e 12 anos e o público "60+" (pela segunda edição consecutiva).

A "Experiência" com o evento foi aprovada entre 99,1% dos entrevistados como "gostaram muito" e "gostaram". Outro índice considerável foi quanto aos horários das atividades, aprovado em 98%, assim como a diversificação das atividades do cronograma (96,2%) e a atenção e o suporte da equipe de coordenação e monitores (95,3%). Mais de 90% elogiaram a organização quanto à dinâmica entre as programações.

Uma sugestão feita pelos entrevistados na edição anterior da Colônia de Férias foi o incremento do lanche para as crianças, com satisfação próxima aos 88% (quase 10% a mais em relação à pesquisa anterior). Pela manhã, foi servido o "desjejum" e o lanche das 9 horas. À tarde, dois momentos: às 13h30, logo após à chegada das turmas, e às 15 horas.

Outra medição importante foi sobre o fluxo de comunicação entre os monitores e o público atendido pela Colônia de Férias, com 80% de satisfação.

OPINIÕES

Muitas das atrações programadas para a Colônia de Férias foram nominalmente elogiadas pelos entrevistados como as "práticas aquáticas", "gincanas", "resgate de brincadeiras tradicionais", "iniciação esportiva (com futsal, futebol, basquete, vôlei, handebol e judô), palestras educativas, inclusive com o suporte do programa "Proerd", da Polícia Militar, e o uso de equipamentos como a cama elástica.

Da mesma forma, os entrevistados puderam sugerir novos incrementos, e que podem ser avaliados pela equipe da Prefeitura e da Secretaria de Esporte para as edições futuras como "extensão da carga horária dos turnos", "aumento do número de vagas", inclusão de novas programações como "teatro e dança" e a oportunidade em realizar passeios por pontos turísticos da cidade.

Importante ressaltar que a Colônia de Férias realizada na última semana de janeiro teve, também, o aspecto inclusivo, com a participação de pessoas com deficiência (PCDs) e com transtorno do espectro autista, sob acompanhamento de instrutores especializados.