Com a participação voluntária de ex-jogadores de diversas gerações do futebol da cidade e região, a Prefeitura de Montes Claros organiza para este ano o "2º Jogo da Solidariedade". Organizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, o evento com clima também de confraternização será no dia 14 de dezembro (domingo), a partir das 8h30, no Estádio José Maria Melo, e com o caráter social de arrecadar donativos para famílias em vulnerabilidade social.
O torcedor está convidado a participar com o chamado "ingresso social": com a doação espontânea de um brinquedo novo ou de um quilo de alimento não perecível. A renda será revertida a entidades filantrópicas de cunho socioesportivo reconhecidas pelo município e que ainda buscam a melhor estrutura de assistência a crianças e jovens.
A realização do "2º Jogo da Solidariedade" só é possível com a participação de uma série de apoiadores sensibilizados com a causa, desde diversas secretarias e outros setores do próprio Município a empresários de vários segmentos. Este suporte contribuirá com a estrutura de apoio, materiais e logística.
CONVIDADOS
Quatro ex-jogadores que marcaram época nos anos 90 com as camisas dos grandes rivais mineiros aceitaram o convite para participar da partida solidária, Pelo lado alvinegro, o ex-atacante e artilheiro Alex Mineiro, campeão brasileiro em 2001, quando foi eleito o melhor jogador da competição, é um dos convidados. O ex-volante Jonílson, que também vestiu a camisa do Galo e do Botafogo, é outro nome que ajudará nesta nobre causa.
Do lado estrelado, os ex-atacantes Da Silva e André Dias aceitaram o chamado. O primeiro fez parte da última conquista do Cruzeiro na Taça Libertadores da América, em 1997, no time que era comandado pelo treinador Paulo Autuori. Já André Dias vestiu a camisa estrelada e passou também por Vasco, Mirassol e Spartak de Moscou.
Para definir os demais convocados do Jogo da Solidariedade, a organização convidou um grupo de pessoas com vasta história no futebol local, desde projetos profissionais a times amadores que marcaram época. A lista será divulgada em breve.
O grupo é formado pelos ex-treinadores Luiz Fernando "Gatão", campeão da Taça Minas Gerais com Ipatinga e preparador de goleiros do tetracampeão Taffarel, e Paulo César Alencar, campeão do Campeonato da 2ª Divisão pelo Ateneu e com diversos acessos na carreira, além do ex-atacante Cafezinho, de times como Cassimiro e Major Prates, do preparador de goleiros Marinho, ex-Cruzeiro, Ateneu e Montes Claros, e do ex-jogador e dirigente Robson Roger, um dos principais especialistas na história do futebol varziano de Montes Claros.
Memorialista do futebol montes-clarense, com um acervo de milhares de fotos e fichas técnicas catalogadas, o médico Maurício Gonçalves é outro convidado, ao lado de Daiany Spínola, hoje técnica e dirigente do Carlão Futsal e que foi a responsável por um momento histórico: comandou o primeiro time de Montes Claros numa competição federada de futebol feminino, em 2021.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025