O vai e vem de máquinas e homens não para. Todos os dias, mais de 50 pessoas e diferentes máquinas trabalham com afinco para que o Estádio Municipal Juvêncio Augusto Soares, carinhosamente chamado de Campo do João Botelho, esteja pronto para receber os jogos da Série A do Campeonato Mineiro de 2026. Para ser o palco em que o North Esporte Clube irá receber seus rivais durante a competição, o estádio precisou ser modernizado, recebendo adequações conforme determinado pela Federação Mineira de Futebol.
Com investimento próprio do município de cerca de 3 milhões de reais, a Prefeitura de Montes Claros convocou todas as secretarias para, unidas em uma força-tarefa, darem vida ao novo estádio. As mudanças já são visíveis. O campo onde a bola vai rolar já ganhou novas dimensões e agora mede 110X75 metros. O campo também cresceu em comprimento e hoje tem 105X68 metros, espaço que será destinado para os bancos de reserva e também para que os jogadores possam se aquecer. Para que chuvas não atrapalhem o espetáculo foram realizadas obras de drenagem, que foram finalizadas e a drenagem testada. Para a irrigação, que vai manter a grama sempre verde, camadas de brita e areia. O alambrado está sendo ajustado e os postes, que vão garantir a iluminação adequada no estádio, com luz de led, também foram instalados.
E o famoso VAR (Árbitro Assistente de Vídeo) não vai ficar de fora do espetáculo. Com sala e torre construídas especialmente para ele, vai poder registrar e analisar cada lance do jogo. Para os árbitros de campo, um vestiário novinho. Os jogadores, estrelas do espetáculo, também ganham vestiários novinhos. Outro espaço que passa a fazer parte do novo estádio é a sala antidoping.
Plenamente acessível, o novo estádio ganhou rampas que vão garantir às pessoas com deficiência acesso facilitado às arquibancadas, onde terão espaços adequados para assistir aos jogos.
Acessos isolados para as torcidas mandante/visitante, estrutura de bilheteria, bares e sanitários, e o cumprimento das normas de segurança de prevenção de situações de pânico e de incêndio também seguem em fase final.
O novo estádio poderá receber cerca de 3.500 pessoas, número que deverá ser confirmado após as vistorias e análises do Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Polícia Militar e Defesa Civil. As arquibancadas devem ser modulares, permitindo a ampliação do público caso seja aprovado pelas entidades competentes.
Para que o fluxo de carros e pessoas ocorra sem contratempos, bem como o trânsito dos ônibus que trazem os jogadores, a MCTrans realizou simulações na região do estádio. As simulações também buscaram soluções para que nos dias de jogos os moradores do entorno do estádio sejam impactados o mínimo possível.
O cronograma de obras segue sendo cumprido e as reformas devem ser finalizadas no prazo estipulado para a vistoria da Federação Mineira de Futebol. O Campeonato Mineiro está previsto para começar em janeiro de 2026.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025