Uma das maiores tradições nos campos locais, o Campeonato Rural de Montes Claros está confirmado em 2025 e será uma das principais atrações no segundo semestre esportivo do município, com 32 equipes na briga pelos títulos aspirante e titular, sendo 16 participantes em cada categoria. A abertura está agendada para o dia 17 de agosto, projetando reunir aproximadamente 1.150 jogadores.
Os últimos detalhes da competição entre os times que representarão os distritos e comunidades rurais foram definidos na noite dessa terça-feira (5/8), durante o III Congresso Técnico com a coordenação, representantes dos times e da arbitragem, com participação da Polícia Militar na consultoria de segurança. O encontro aconteceu no Complexo Esportivo Municipal, no Bairro Ibituruna, com ênfase especial ao código disciplinar previsto em regulamento.
COMO SERÁ
Os 16 times de cada categoria foram divididos em chaves regionalizadas. Na 1ª fase, os jogos serão em dois turnos dentro dos grupos. Os dois melhores de cada uma das 4 chaves classificam-se para as quartas de final (ida e volta). A partir daí, toda fase eliminatória será disputada nos campos da área urbana. As semifinais e a final aspirante e a final titular serão em jogos únicos. A previsão de término é na primeira quinzena de novembro. Cada equipe pode registrar 36 jogadores.
O vice-prefeito de Montes Claros, Otávio Rocha, acompanhou o Congresso e, em mensagem aos dirigentes e técnicos, resumiu o Campeonato Rural como "uma oportunidade de integração e congraçamento entre as comunidades". Fez menção às melhorias que a Prefeitura realizou nos últimos anos na zona rural, a começar pelos acessos às comunidades, assim como a recuperação dos campos.
Da mesma forma, a secretária de Esporte, Juliana Peixoto, destacou a contribuição que a disputa oferece, indo além do esporte e do lazer. "Cria-se um ambiente para o diálogo, para as pessoas visitarem umas as outras". Para este ano, há uma proposta para que o projeto das "Ruas de Lazer" seja itinerante, com a visita da caravana com brincadeiras infantis e jogos em uma das comunidades participantes a cada domingo. A disciplina dos respectivos times deverá ser o critério para o agendamento de cada visita, até como incentivo para o bom comportamento de atletas e torcedores.
A coordenadora de Agricultura Familiar do município, Elwira Daphinn Moreira, falou sobre o tema com os representantes das comunidades, e como o futebol pode dar visibilidade ao trabalho do homem do campo. "Hoje, Montes Claros tem 256 associações que fomentam a aquisição da safra dos pequenos produtores por parte da Prefeitura. E vários deles sabemos que vão estar em campo".
O Capitão PM William e o Tenente PM Daniel, da Seção de Planejamento do 10º e do 50º Batalhões da Polícia Militar, respectivamente, participaram do Congresso. Com base em estudos internos, ambos abordaram pontos importantes para o controle da segurança nestas comunidades em dias de jogos, inclusive com o planejamento de rondas juntamente com a Guarda Municipal.
CAMPEONATO RURAL - 1ª FASE 2025
Chave A - União Santo André (Marcela), Vila Nova, Barreiras e Estreito de Miralta
Chave B - Barcelona (Campos Elíseos), Beira Rio, Planalto Rural e Serra Verde
Chave C - Eduardos, Estrelinha (Aparecida do Mundo Novo), Barcelona (São Pedro da Garça) e Samambaia
Chave D - Imperador (Nova Esperança), Pedra Preta, União (Camela) e Santa Rosa de Lima
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025