Na segunda-feira, 10 de agosto, uma missa em ação de graças marcou os dez anos da reforma da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Montes Claros. Após a celebração, seu centenário Cruzeiro, totalmente restaurado, foi abençoado pelo padre Fernando Soares e devolvido ao local onde permaneceu por mais de cem anos. O momento reuniu fé, tradição e valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade, especialmente às vésperas das Festas de Agosto.
Durante a cerimônia, o padre Fernando agradeceu o esforço de todos os envolvidos para que o Cruzeiro pudesse retornar ao seu local antes do início das Festas de Agosto. “Não atropelamos a história, guardamos a história. É mais que um patrimônio histórico, é um patrimônio espiritual”, afirmou o sacerdote. A secretária de Cultura, Júnia Rebello, destacou a importância histórica, religiosa e cultural do Cruzeiro, ressaltando a ação conjunta entre a Diocese, a Secretaria de Cultura e Turismo e a Secretaria de Ambiente, Bem-Estar Animal e Sustentabilidade para preservar suas características originais e impedir que sua história se perdesse.
Para Virgínia Abreu de Paula, o retorno e a restauração do Cruzeiro têm um significado especial, principalmente por representarem a preservação da fé e da história da comunidade. Ela lembrou a importância de seu pai, o ilustre montes-clarense Hermes de Paula, que sempre zelou pelo Cruzeiro e reconheceu sua relevância como símbolo da tradição, da fé e da cultura do povo de Montes Claros.
A memória da comunidade também foi resgatada por Dona Auremita Alves Silva, que participou da celebração. Ela lembrou uma antiga tradição relacionada ao Cruzeiro: em períodos de seca prolongada, os moradores se reuniam aos seus pés para rezar pedindo a chegada da chuva. Segundo ela, muitas vezes, após as orações, a chuva vinha, fortalecendo ainda mais a fé da comunidade e a ligação do Cruzeiro com a religiosidade popular.
Como parte do processo de restauração, o material remanescente foi aproveitado para a confecção de uma cruz de menor tamanho, que também foi abençoada pelo padre Fernando Soares e entregue à população. De acordo com o sacerdote, a nova cruz passará a fazer parte das procissões da Igreja Nossa Senhora do Rosário, especialmente durante as Festas de Agosto, que começam nesta terça-feira, 11 de agosto.
A iniciativa simboliza a continuidade de uma tradição que atravessa gerações e mantém o nosso patrimônio vivo na fé e nas manifestações culturais da comunidade.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2026