O Programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa que insere jovens no mercado de trabalho combinando qualificação profissional e educação teórica com experiência prática. Desta forma, a Prefeitura de Montes Claros está selecionando 50 jovens provenientes de famílias com renda inferior a três salários-mínimos, com idade entre 14 e 20 anos e oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social, através do Programa de Aprendizagem Técnico Profissional. O prazo para as inscrições foi prorrogado. Agora, o candidato pode realizar sua inscrição até às 13 horas do dia 25 de novembro, em qualquer unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS).
Para se inscrever o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: identidade; CPF; comprovantes de residência, escolaridade e de renda do grupo familiar; certificado de reservista; título de eleitor; número do PIS; folha resumo do CadÚnico atualizada; e laudo médico comprovando a deficiência. Se menor de idade, o candidato deverá estar acompanhado do responsável. A remuneração mensal do Jovem Aprendiz será proporcional à carga horária cumprida, e não inferior ao salário-mínimo/hora. O Jovem Aprendiz ainda terá como benefícios vale-transporte, 13º salário, férias remuneradas, recolhimento de FGTS e seguro contra acidentes pessoais, além de certificado de conclusão.
Terão prioridade jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto (10 vagas); egressos de medidas socioeducativas em meio aberto (5); em trabalho infantil (10); egressos de trabalho infantil (5); pessoas com deficiência (5); e demais vulnerabilidades (15). Pessoas com deficiência terão assegurados 10% das vagas e a elas não se aplica o limite máximo de idade. O Jovem Aprendiz com deficiência ainda poderá acumular, por até dois anos, o Benefício de Prestação Pontinuada (BPC) e os rendimentos auferidos por meio do contrato de aprendizagem.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025