Imagem de destaque IMUNIZAR É O MELHOR REMÉDIO - Trabalhadores da educação infantil recebem vacina contra coqueluche

IMUNIZAR É O MELHOR REMÉDIO - Trabalhadores da educação infantil recebem vacina contra coqueluche

03/02/2025 - 09:13
SECOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as secretarias municipais de Educação e Administração, iniciou neste sábado, 1º, uma vacinação contra a coqueluche voltada aos trabalhadores contratados da educação infantil, que irão atuar em berçários e creches com atendimento a crianças de até 4 anos de idade. Além da vacina contra a coqueluche, a Prefeitura  está aplicando as demais vacinas contempladas no esquema vacinal do cartão do adulto.

Com o retorno das aulas, torna-se fundamental a implementação de ações preventivas para evitar a propagação de doenças sazonais, como a coqueluche. A ampliação da vacina, em caráter excepcional, é uma recomendação do Ministério da Saúde, motivada pelo aumento de casos da doença em todo o país.

Tradicionalmente, o imunizante para adultos era restrito a gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias) e profissionais de saúde. Agora, professores da educação infantil também foram incluídos no público-alvo, devido ao risco ampliado de transmissão em ambientes escolares.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a coqueluche é uma doença altamente contagiosa, mas que pode ser evitada com a vacinação. A iniciativa tem como objetivo proteger não apenas os profissionais, mas também as crianças sob seus cuidados, fortalecendo a saúde coletiva.

Confira o cronograma de designação aqui.