A criação da avenida do Contorno já é uma das obras de mobilidade urbana mais importantes da história de Montes Claros, já que a mesma irá ligar a região sul com a região oeste da cidade, unindo pontos como a UPA do Chiquinho Guimarães, o Grande Maracanã, o complexo universitário, o Fórum Gonçalves Chaves e a Ordem dos Advogados do Brasil, entre outros.
Um dos pontos chave para o sucesso da obra é a ponte do Augusta Mota, que vai ligar o Ibituruna ao Morada do Sol, diminuindo consideravelmente o movimento sobre a Ponte do Sapucaia, atualmente a única ligação direta entre os dois bairros. A nova ponte já está com 95% das obras concluídas, tendo passado recentemente pela fase de concretagem do tabuleiro. Em breve será realizado o encabeçamento da passagem.
Já nas proximidades do novo Fórum Gonçalves Chaves, no bairro Ibituruna, estão avançadas as obras de pavimentação e também de criação de uma nova rede de drenagem, que vai inclusive reduzir a quantidade de água que chega ao Espaço Sagarana e à praça da Igreja da Rosa Mística, prevenindo alagamentos.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2026