Imagem de destaque ENCURTANDO O CAMINHO - Obra da Ponte do Córrego Pai João atinge 90% e entra na reta final

ENCURTANDO O CAMINHO - Obra da Ponte do Córrego Pai João atinge 90% e entra na reta final

30/01/2026 - 12:06
SECOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Solon Queiroz

Dando prosseguimento às obras de construção de nova ponte sobre o Córrego Pai João, interligando os bairros Edgar Pereira e Amazonas, na sexta-feira, 29, a Prefeitura de Montes Claros realizou a concretagem do tabuleiro da ponte.

A nova passagem, que possui duas faixas e calçadas em ambos os lados, custou mais de R$ 1,1 milhão, com recursos próprios da Prefeitura. A obra proporcionará mais segurança e mobilidade para motoristas, pedestres e ciclistas que enfrentavam dificuldades para atravessar na velha ponte de madeira, de uma única faixa, que precisou ser interditada, após mais de 25 anos sem cuidados.

A nova ponte terá papel fundamental na movimentação local, tornando mais fácil o ingresso a instituições de saúde e ensino, além de funcionar como caminho alternativo à Avenida João XXIII. “Noventa por cento desta ponte estão prontos, restando agora o serviço complementar de sarjeta, boca de lobo e o reaterro do encabeçamento. Logo em seguida, iremos concretar o guarda rodas e o gradil para dar mais segurança para os pedestre e motoristas”, informou o engenheiro responsável pela obra, Guilherme Costa.

“A construção desta nova ponte de concreto será um alívio muito grande para todos nós, pois, durante muitos anos, tivemos que lidar com uma ponte de madeira que sempre precisava ser fechada, pois quebrava com frequência. Agora, finalmente será o fim do sofrimento”, comentou a aposentada Maria do Rosário Santos Machado, moradora do Bairro Amazonas.

Enquanto realiza a construção da nova ponte, a Prefeitura instalou uma passarela de acesso para os moradores do bairro, bem como um desvio para os veículos, passando pelas ruas Maria Caldeira Veloso e Plínio Ribeiro, para dar acesso à Avenida Dr. Sidney Chaves.