Imagem de destaque PONTE PARA O O PROGRESSO - Vigas da Ponte do JK serão colocadas nos próximos dias

PONTE PARA O O PROGRESSO - Vigas da Ponte do JK serão colocadas nos próximos dias

19/03/2024 - 13:09 | atualizado em 19/03/2024 - 13:11
ASCOM | Texto: Rubens Santana | Fotos: Fábio Marçal | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros continua realizando em ritmo intenso as obras de construção da nova ponte sobre a linha férrea na avenida Minas Gerais, na divisa dos bairros Floresta e JK (região do grande Renascença). A empresa contratada para executar a obra está preparando a concretagem do apoio às bases nas duas laterais da ponte. A previsão é que nos próximos dias as vigas sejam içadas. São seis vigas, cada uma com peso de 18,6 toneladas, com comprimento de 17 metros, 60 centímetros de largura e altura de 90 centímetros.

Devido à complexidade da obra, associada ao período chuvoso com altos índices pluviométricos, o cronograma de entrega da obra precisou ser alterado. Até o final do mês de abril, a ponte deverá ser entregue à população.

Vale destacar que as bases de sustentação são compostas por seis tubulões, de pouco mais de seis metros de profundidade (começando quase na base do asfalto, e passando cinquenta centímetros abaixo da linha férrea). A parte de implantação de ferragem do lado do bairro Floresta está pronta, aguardando somente a colocação da proteção de madeira.

É importante ressaltar que a obra atenderá a uma antiga reivindicação dos moradores da região e de motoristas que passam pelo local, além dos estudantes que se dirigem diariamente às várias unidades de ensino superior existentes naquela área. A antiga ponte era um gargalo que resultava em grandes filas, sobretudo nos horários de pico, por passar somente um veículo por vez. A nova construção terá pista dupla, ampliando consideravelmente a fluidez do trânsito local.

Há anos a velha ponte vinha sofrendo com o desgaste natural do tempo e o aumento do tráfego de veículos, o que contribuiu para que ela ficasse totalmente vulnerável. Quando concluído o novo acesso, o tráfego vai ser mais organizado, garantindo maior segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.