Imagem de destaque INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SEGURANÇA - Guardiã dos Montes garantiu mais uma prisão por reconhecimento facial

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SEGURANÇA - Guardiã dos Montes garantiu mais uma prisão por reconhecimento facial

07/11/2025 - 18:22 | atualizado em 07/11/2025 - 18:24
SECOM | Texto: Ana Karienina Amaral | Fotos: Divulgação

A Inteligência Artificial tem sido uma importante ferramenta para que a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Segurança Integrada, garanta mais segurança para a população. Prova disso é que na manhã desta sexta-feira (7), um foragido da polícia, com dois mandados de prisão em aberto, teve o rosto reconhecido pelas câmeras de vigilância do sistema Guardiã dos Montes.

Na ocasião, a guarnição do Grupamento Tático Ambiental foi comunicada pelo CECOM da presença de indivíduo em situação de rua no centro de Montes Claros. A equipe foi ao local, fez a abordagem e conduziu o homem para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi apresentado para as providências legais cabíveis.


O Guardiã dos Montes é um sistema de segurança que utiliza inteligência artificial, câmeras de vigilância e reconhecimento facial que auxilia a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar ao permitir o cruzamento de informações, ajudando assim na localização de foragidos e pessoas desaparecidas. O sistema tem como objetivo aumentar a segurança na cidade, permitindo identificar pessoas com mandados de prisão em aberto e recuperar veículos furtados.

O sistema é composto por cerca de 450 câmeras estrategicamente instaladas pela Prefeitura em 80 pontos da cidade e se conecta ao Banco Nacional de Mandados de Prisão. Quando um rosto é reconhecido e correspondente a um foragido presente no banco de dados, um alarme sonoro é ativado na sala de monitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM). Assim, os agentes da GCM e da Polícia Militar podem ser rapidamente mobilizados para a ação.