Imagem de destaque JARDIM PARA BORBOLETAS - Educadora Yara Souto será homenageada nesta sexta, dia 13

11/09/2019 - 15:08
ASCOM | Texto: Luís Carlos Gusmão | Fotos: Luís Carlos Gusmão e Acervo da Família

Será nesta sexta-feira, dia 13, a homenagem póstuma à educadora Yara de Guimarães de Souto Moura, realizada através do programa “Jardim para Borboletas”, executado pela Prefeitura de Montes Claros em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais com o objetivo de celebrar mulheres que foram e que são destaque na sociedade. A Praça Coronel Francisco José Souto, no bairro Todos os Santos, já está sendo preparada para a solenidade. O local está sendo ornamentado com um jardim e uma escultura gigante de borboleta feita de aço e material reciclável, obra do artista Gu Ferreira com o apoio dos reeducandos do programa Para Além das Prisões.

Já foram homenageadas pelo "Jardim para Borboletas" a promotora Ana Heloísa Marcondes Silveira, a enfermeira Antônia Colares (Tonha da Santa Casa), a doméstica Maria da Conceição Silva (Custodinha), a educadora Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva e a religiosa Joana Maria Juliana Wandekeybus (irmã Veerle).

"O programa embeleza a cidade e contribui para que o município seja reconhecido, de fato, como 'Cidade da Arte e da Cultura', além de devolver dignidade aos reeducandos e às pessoas em situação de rua, que estão sendo contratados, sem ônus para a municipalidade, para cuidar dos jardins e construir as obras de arte”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro.

Quem foi Yara Souto?

Filha de Américo Souto e Maria da Conceição Guimarães, a Dona Quita, Yara de Guimarães de Souto Moura era casada com Benjamim Pereira de Moura, com quem teve 8 filhos.

Foi técnica em Contabilidade e graduou-se em Pedagogia com especialização em Orientação Educacional. Atuou como professora primária, inspetora e orientadora.

Realizou diversas especializações nas áreas de Comunicação, Trabalho e Ação Social. Foi secretária de Cultura de Montes Claros por 8 anos, provedora do Hospital Aroldo Tourinho, rotariana, e se doou sempre, colocando seus talentos à serviços da sociedade.