Imagem de destaque MEIO AMBIENTE - Prefeitura intensifica obras do Parque Cândido Canela

MEIO AMBIENTE - Prefeitura intensifica obras do Parque Cândido Canela

07/02/2019 - 15:31
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e fotos: Pedro Neto

O Parque Municipal Cândido Canela, nos fundos da Rodoviária de Montes Claros, será entregue à população de Montes Claros até o final do março. Na terça-feira, 5, foi realizada uma reunião entre o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, e líderes comunitários e empresários da região do Bairro Canelas, para troca de ideias e repasse de informações sobre o cronograma de obras.

A poda e limpeza já foram realizadas. As máquinas traçaram o trajeto da ecopista, que terá 500 metros de extensão. A iluminação do espaço será feita em breve, pela Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização (Esurb). Um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) está sendo firmado com representantes de moradores, empresários e Prefeitura, garantindo parcerias para viabilizar obras de cercamento, drenagem para escoamento de água fluvial, asfaltamento do entorno do novo parque, e outros benefícios que vão proporcionar lazer, esporte, diversão e entretenimento à população.

A Prefeitura também vai construir uma quadra poliesportiva e instalar academia ao ar livre, mobiliário, bebedouro e esculturas no local. Alguns espaços do novo parque serão arborizados e o Município vai instalar placas de educação ambiental visando a preservação do meio ambiente, a exemplo do que foi feito no espaço Sagarana, no bairro Ibituruna.

O engenheiro civil Eduardo Brito enfatizou a importância da criação do novo parque e lembrou que as obras estão sendo feitas em conformidade com a legislação atual, visando garantir sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida dos moradores. Frisou que a Secretaria de Meio Ambiente não está medindo esforços no sentido de atender aos anseios da comunidade, preservando áreas verdes e criando novos espaços para a coletividade.

"O Parque Cândido Canela é de fácil acesso e está sendo preparado para receber uma ótima pista de caminhada, iluminação moderna, bancos feitos de troncos de árvores e artes fabricadas com sucatas e cipós, nos mesmos moldes do Parque Sagarana. Sem falar nas obras de arte que deverão ser doadas pelos nossos artistas plásticos, que querem ver a nossa cidade cada dia mais bonita e sonham com um ambiente agradável, com um clima ameno e arborizado”, afirmou Paulo Ribeiro.

Cândido Canela - O nome do Parque Cândido Canela é uma homenagem ao ex-vereador de Montes Claros, que foi um ardoroso defensor do meio ambiente, tendo sido o autor de uma pioneira lei que proibiu a derrubada ou corte de pequizeiros, e que virou referência nacional. Atualmente, vários estados e cidades já proibiram o corte da árvore do pequizeiro, caso de Minas Gerais, que declarou a planta como sendo de preservação permanente, de interesse comum e imune de corte.

Cândido Canela foi tabelião do Cartório do 1° Ofício por quase 50 anos, e vereador por dois mandatos. Inspirado trovador, teve poemas transformados em música e cantados por duplas famosas, vencendo concursos de nível nacional. Além de ter sido poeta, ator e humorista satírico, foi radialista, dirigindo e apresentando o programa "Alma Cabocla", na Rádio D-7.