Imagem de destaque Montes Claros fecha Zoológico Municipal definitivamente

Montes Claros fecha Zoológico Municipal definitivamente

31/08/2022 - 12:14
ASCOM | Texto e Fotos: André Senna | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), comunica a população que o Zoológico Municipal Amaro Sátiro de Araújo foi fechado definitivamente. As últimas espécies que ainda estavam sob a responsabilidade do Município foram destinadas a tutores há cerca de dois meses, seguindo rigorosa regulamentação.

É preciso deixar claro que a criação de animais em cativeiro não é considerada uma opção saudável para as espécies silvestres, que devem viver em seu habitat natural, ocorrendo uma tendência mundial de não mais utilizar esses bichos como atrações em circos e zoológicos. A exposição dos animais gera estresse e problemas de saúde aos mesmos, sendo que estudos apontam os primatas como aqueles que mais sofrem com o cativeiro.

O secretário de Meio Ambiente de Montes Claros, Soter Magno, afirmou que o lugar ideal para os animais silvestres é a liberdade da natureza. Explicou ainda que cada um tem a sua importância nos ecossistemas.