Imagem de destaque Prefeitura conclui Ecopista e Ciclovia do Parque do Mangues

Prefeitura conclui Ecopista e Ciclovia do Parque do Mangues

12/07/2019 - 09:31 | atualizado em 12/07/2019 - 09:49
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Luís Carlos Gusmão e Rubens Santana | Fotos: Jucélio e Eglantine (SEMMA)

Em breve, a população de Montes Claros poderá desfrutar de mais um parque na cidade. Trata-se do Parque Professor Antônio Jorge (Mangues), próximo ao Conjunto Habitacional José Corrêa Machado, que beneficiará cerca de 60 mil pessoas. As obras estão em ritmo acelerado. A pista de caminhada, de 1.200 metros, e a de ciclismo, de 2.800 de metros de extensão, já foram concluídas, juntamente com as passarelas sobre o córrego Bicano.

O complexo, que também receberá, em breve, três campinhos de futebol, iluminação moderna, Wi-Fi livre, lixeiras e arborização no entorno das pistas, faz parte do projeto da Administração Municipal de proporcionar maior qualidade de vida aos moradores, criando mais espaços para a prática de esportes e atividades físicas, além de revitalizar os lugares que estavam sendo usados para o descarte irregular de lixo e entulho, além de invasões. De acordo com o engenheiro civil Eduardo Brito, as obras estão sendo feitas visando garantir sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida dos moradores. "Este parque foi contemplado com duas pistas, uma de caminhada, que foi asfaltada, e a outra de ciclismo, chamada de off road (fora da estrada), que foi toda compactada”, explicou Brito, informando ainda que foram feitas seis passagens de drenagem na pista, que serão ligadas às bocas de lobo, além de terem sido fixados esteios na beira da via, para evitar o trânsito de carros e carroças.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, afirmou que a conclusão do Parque do Mangues é uma conquista coletiva da população e da Administração. Ele lembrou alguns abusos cometidos por invasores que chegaram a ocupar parte daquele espaço, sendo que essas áreas foram desobstruídas pela Administração. “A população cobrou, denunciou, e a Prefeitura agiu em defesa da população. Agora, estamos entregando uma importante obra para toda a coletividade, de uma nobre área que estava sendo grilada”, comemorou o secretário.

Na época do anúncio da construção do Parque, o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, destacou a altivez do empreendimento, tendo em vista que a região é carente de espaços para lazer, entretenimento, esporte e diversão para a comunidade, frisando como é importante que a população ajude a cuidar do local, preservando o meio ambiente e coibindo ações de vândalos. “O poder público precisa da comunidade como parceira para que as ações sejam continuadas e promovam a melhoria da qualidade de vida de todos”, afirmou o prefeito.