Imagem de destaque Montes Claros implanta programa de proteção e recuperação de nascentes

Montes Claros implanta programa de proteção e recuperação de nascentes

25/01/2019 - 13:49
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Luís Carlos Gusmão | Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Montes Claros, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), está implantando o Programa Municipal de Recuperação de Nascentes para desenvolver ações de incentivo à preservação e recuperação dos rios e córregos no município, com o intuito de recuperar as matas ciliares, são fundamentais para manter a qualidade e o fluxo da água.


A região do rio São Lamberto, que pertence à bacia do rio São Francisco, será a primeira a ser contemplada. O processo de recuperação e conservação das nascentes consiste, basicamente, em três fundamentos básicos: proteção da superfície do solo, criação de condições favoráveis à infiltração da água no solo e redução da taxa de evapotranspiração.


O QUE É UMA NASCENTE?


Nascente é um ponto de onde a água verte através da superfície do solo. Também é conhecida como olho d’água, cabeceira e fonte.


QUAL A IMPORTÂNCIA DAS NASCENTES?


A água doce pode ser considerada o elemento mais precioso da vida na Terra, satisfazendo todas as necessidades básicas dos seres humanos, dentre elas a saúde, a produção de alimentos e a permanência dos ecossistemas. Esta importância, associada à grande possibilidade de sua escassez, faz com que a conservação e a recuperação das nascentes de água sejam instrumentos essenciais para a manutenção e qualidade de vida de todos, inclusive das futuras gerações em nosso planeta.

As nascentes abastecem os riachos, córregos e cursos d’água, que por sua vez abastecem os rios. Se não houver a proteção das nascentes, menor será a vazão de água disponível, os cursos d’água podem secar e a qualidade das águas será prejudicada, afetando todos os seres vivos que dependem dela para sobreviver.