Imagem de destaque ÔNIBUS ELÉTRICOS - Prefeitura de Montes Claros avalia alternativa para transporte coletivo urbano qualificado e acessível

ÔNIBUS ELÉTRICOS - Prefeitura de Montes Claros avalia alternativa para transporte coletivo urbano qualificado e acessível

16/06/2025 - 08:38
SECOM | Texto: SECOM | Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Montes Claros está avaliando iniciar a transição energética no transporte coletivo urbano. A novidade foi revelada pelo prefeito Guilherme Guimarães nessa quinta-feira (12/06). Durante entrevista, o prefeito  apontou o transporte coletivo de passageiros como um dos desafios para a gestão municipal. O serviço é público, concedido pelo município para empresas que o executam, e o prefeito está preocupado com garantir ônibus de qualidade e tarifas acessíveis aos usuários.

Guilherme Guimarães informou que o número de passageiros tem caído, o que resulta em aumentos da tarifa para quem segue necessitando do transporte público. Diante desse quadro, o prefeito está pensando em inserir os ônibus elétricos na cidade, projetando economia de 30 por cento nos custos operacionais, em relação aos coletivos a combustão.

O prefeito entende que a grande oferta existente e as condições climáticas propícias à geração de energia solar podem favorecer a transição para os ônibus elétricos em Montes Claros. Essa mudança, normalmente, precisa contar com eletropostos para reabastecerem a frota.

Os ônibus elétricos trazem benefícios como menor impacto ambiental (não geram gases do efeito estufa, não poluem o ar e têm baixo nível de ruído sonoro), maior eficiência energética (convertem mais energia em trabalho mecânico e podem oferecer sistemas de controle e recuperação energética), maior sensação de conforto para as pessoas a bordo (vibram menos) e custos operacionais mais baixos a longo prazo que os ônibus a diesel.