Imagem de destaque PEGADA AMBIENTAL - Praça da Rosa Mística foi palco da apresentação inaugural do Projeto Praça Viva

PEGADA AMBIENTAL - Praça da Rosa Mística foi palco da apresentação inaugural do Projeto Praça Viva

19/05/2025 - 12:47 | atualizado em 20/05/2025 - 08:31
SECOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Arlen Xavier

A Prefeitura de Montes Claros, através das secretarias municipais de Serviços Urbanos e de Ambiente, Bem-Estar Animal e Sustentabilidade, em uma parceria com o Instituto Pegada Ambiental, realizou na noite deste sábado (17), Dia Mundial da Reciclagem, a apresentação inaugural do Projeto Praça Viva - Música, Arte e Sustentabilidade, objetivo de dar mais vida e voz para as praças, e sustentabilidade e mais arte para a população.

No evento, houve apresentação teatral, educação ambiental e engajamento comunitário. E contou com a presença de catadores integrantes de associações de reciclagem, que realizaram recolhimento de recicláveis e orientação sobre a separação de resíduos sólidos.

Para o ambientalista Fernando Luz, membro do Movimento Vira Luz, este tipo de evento é importante porque aumenta o nível de consciência ambiental e de cidadania da população. "Participar desse primeiro evento pegada ambiental foi simplesmente extraordinário, porque aumenta o nível de consciência ambiental, principalmente em relação ao cuidado do nosso lixo, começando dentro de casa. E, com certeza, isso fará uma grande diferença na nossa vida e na vida do planeta”, comentou.

“Neste Dia Mundial da Reciclagem, a cidade celebra mais do que o ato de separar resíduos. Celebra escolhas conscientes. O Projeto PRAÇA VIVA tem este propósito de levar conscientização através da arte, com apresentação teatral, educação ambiental e engajamento comunitário nas praças e parques de Montes Claros”, justificou Pedro Bicalho, diretor técnico de Suporte Ambiental e criador da iniciativa “Pegada Ambiental”.

A Origem do Dia Mundial da Reciclagem

A escolha do 17 de maio como Dia Mundial da Reciclagem foi uma iniciativa da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e visa sensibilizar a sociedade sobre os benefícios da reciclagem. A data foi estabelecida para reforçar a necessidade de uma gestão adequada dos resíduos e promover práticas que contribuam para a preservação do meio ambiente.