José Correia Machado foi uma personalidade que ajudou muito no desenvolvimento urbano de Montes Claros. Nascido na nossa "Princesinha do Norte", no dia 28 de outubro de 1933, era filho mais novo do casal José Corrêa Machado e Gabriela Prates Costa Machado.
De acordo com o historiador Wanderlino Arruda, ele cursou o primário no Colégio Imaculada Conceição e o secundário no Ginásio Diocesano, concluindo o Curso Científico no Colégio Marconi, em Belo Horizonte. No ano de 1961, graduou-se em Arquitetura na Universidade Minas Gerais (UMG).
A Catedral de Montes Claros foi palco de seu casamento com Layce Costa Tourinho, em 14 de julho de 1962. Mudou-se para Belo Horizonte, onde ao lado do irmão Décio Machado e do colega Fajardo Vasco, ambos também arquitetos, criou a Construtora Casagrande.
Segundo o historiador, José retornou a Montes Claros em 1964 e trabalhou na Prefeitura Municipal, assessorando o então prefeito Antônio Lafetá Rebelo (o Toninho), sem receber vencimentos. Na ocasião, participou de diversas ações para o desenvolvimento urbano da cidade, como a elaboração do projeto de construção do Parque Municipal Milton Prates e do Plano Diretor do Município, que resultou na construção da avenida Deputado Esteves Rodrigues, a Sanitária, ideia sua e do engenheiro Ivanildo Fragoso.
Anos mais tarde, tornou-se Secretário de Planejamento, quando então projetou a avenida que hoje tem seu nome, na região central da cidade. Faleceu em 14 de fevereiro de 1999, aos 65 anos, em Montes Claros, a cidade que ajudou a transformar.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025