De acordo com o Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (Ibid), divulgado recentemente pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), seis estados estão acima da média de inovação do país. Em uma escala de 0 a 1, São Paulo obteve a nota 0,872. Esse desempenho é quase três vezes a média nacional (0,296). Além de São Paulo, cinco estados superam a média: Santa Catarina (0,449), Paraná (0,413), Rio de Janeiro (0,410), Rio Grande do Sul (0,398) e Minas Gerais (0,368).
Na ocasião da divulgação do índice, na última sexta-feira (29), durante o evento Startup Summit, em Florianópolis, o economista-chefe do INPI, Rodrigo Ventura, ressaltou que o Ibid mostra, nos últimos 10 anos, a "nova geografia da inovação brasileira". "A inovação deixou de ser exclusividade dos grandes centros e se espalhou para outras regiões, atraindo investimentos e impulsionando novos negócios. Estamos vendo o avanço do empreendedorismo e o surgimento de polos de startups [empresas com potencial de inovação e grande uso de tecnologia] em todo o Brasil, fortalecendo esse processo de desconcentração produtiva", comentou.
Montes Claros, no norte de Minas Gerais, tem se consolidado como cidade que investe em tecnologia para garantir qualidade de vida para seus cidadãos. Prova disso é que na última semana de agosto, durante o Encontro Nacional Cidades Tecnológicas 2025, que aconteceu em Belo Horizonte, o município foi premiado com o Prêmio Nacional Cidades Tecnológicas 2025, promovido pelo Sindicato da Indústria de Software e Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Sindinfor).
As categorias em que Montes Claros se destacou foram: Conexão Digital, com o projeto “Conecta MoC: governança integrada que liga o cidadão ao futuro”; e Eficiência da Gestão Pública, com a iniciativa “A revolução digital na gestão urbana”.
“O Conecta MoC reúne vários sistemas e contribui para a inovação tecnológica dentro da cidade, trazendo a tecnologia para aproximar o cidadão da Prefeitura de Montes Claros, levando a demanda do cidadão diretamente aos poderes que podem tomar decisões e, em contrapartida, levando a solução para aquele problema trazido pelo cidadão. Esse prêmio é um incentivo para que a gente continue fazendo e com a certeza de que estamos no caminho certo para levar mais tecnologia em benefício do cidadão”, destaca o diretor de tecnologia de Montes Claros, Amarildo Souza.
Metodologia
Ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), o INPI é o órgão responsável por registrar os pedidos de patentes no país.
O índice criado pelo instituto leva em consideração uma série de quesitos ligados à inovação e ao desenvolvimento, como instituições, capital humano, infraestrutura, economia, negócios, conhecimento e tecnologia e economia criativa.
Dentro desses pilares, há subdivisões que avaliam questões relacionadas a crédito, investimentos, educação, ambiente regulatório, sustentabilidade, criação de conhecimento e ativos intangíveis, entre outros.
Brasil no mundo
O Ibid foi inspirado no Índice Global de Inovação (IGI), da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Na edição mais recente do IGI, de 2024, o Brasil é o 50º de 133 países. Em 2023, era o 49%.
Apesar do recuo de um ano para o outro, o país registra avanço de 20 posições desde 2015. Ao ocupar a 50ª posição, o Brasil figura como a principal nação latino-americana, à frente de Chile (51º) e México (56º).
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025