Imagem de destaque POPULAÇÃO APROVA - Avenida João Luiz de Almeida vai ganhar novo semáforo para ampliar segurança de pedestres e motoristas

POPULAÇÃO APROVA - Avenida João Luiz de Almeida vai ganhar novo semáforo para ampliar segurança de pedestres e motoristas

12/02/2026 - 11:36
SECOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Arlen Xavier

Com o objetivo de garantir uma travessia segura de pedestres, além de melhorar o acesso e a segurança viária para os veículos que saem da região do Bairro São Judas e da Rodoviária com destino ao Centro, a Prefeitura de Montes Claros, através da Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização (ESURB) e da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans), iniciou nesta quarta-feira (11) uma intervenção na Avenida João Luiz de Almeida, na Vila Guilhermina, com a construção de canteiro central com 102 metros de extensão e 1 metro de largura, entre as ruas Cristino do Ó e José Joaquim Guimarães , local que tem um grande fluxo de pedestres, principalmente de alunos da Escola Estadual Eloy Pereira.
 
Além do canteiro, um semáforo será instalado no cruzamento da Avenida Dr. João Luiz de Almeida com as ruas Juca Prates e Carlos Câmara. Também será implantado, para maior segurança da interseção, um redutor de velocidade no sentido Centro, no trecho onde será construído o canteiro central, com o objetivo de reduzir a velocidade dos veículos antes de entrarem no trecho curvo da avenida (descida).

Para os trabalhadores e moradores da região, a intervenção da Prefeitura com a instalação de um semáforo e um redutor de velocidade reduzirá os frequentes acidentes na Avenida João Luiz de Almeida, principalmente no cruzamento com as ruas Juca Prates e Carlos Câmara.  

De acordo com Andressa Camargo, funcionária de autoescola, esse semáforo será essencial para aumentar a segurança no local, diminuindo o número de acidentes e trazendo mais tranquilidade tanto para motoristas quanto para pedestres. Emerson Soares, seu colega, reforçou que os acidentes são quase diários na área e que, com a implantação do semáforo e do redutor de velocidade, eles poderão trabalhar com mais segurança e sem o susto constante das colisões.  

O aposentado Edson Honorato também elogiou a medida, destacando sua importância para uma região com histórico de muitos acidentes. Ele mencionou que a ação atende uma antiga demanda de moradores e comerciantes, e que agora todos poderão atravessar com mais segurança para realizar suas atividades diárias, como ir à missa, ao trabalho ou estudar.

EDSON
ANDRESSA E EMERSON
INSTALAÇÃO DO SEMÁFORO